fa la la la la—la la la la

kitchen-christmas_1S.jpg

E o ano voou, não voou? Já estamos à poucos dias do Natal, com todo aquele burburinho, o compra-compra enlouquecido, embrulhação de presentes, listagem infinita de possíveis receitas para a ceia, férias escolares, aeroportos congestionados, tempestades de neve no hemisfério norte, calorão e chuvarada de verão no hemisfério sul, realmente nada de novo no front. Nesta mesma época no ano passado eu estava enfrentando o frio miserável em Londres para passar o Natal com a parte da minha família que mora lá. Neste Natal não nos movimentaremos muito. Eu estou totalmente dominada por uma vibe de arrumação, mudança e limpeza. Acredito piamente que o acúmulo de coisas velhas e sem uso não faz muito bem para o fluxo natural das energias cósmicas. Então passei dias colocando ordem pelos armários, gavetas e cômodos da casa. Ainda estou surfando essa onda, pois prometi pra mim mesma que vou tentar ser mais organizada e que vou tentar ao máximo facilitar o meu trabalho dentro da cozinha. Começando por dar mais acessibilidade aos pratos, copos, talheres, panelas, travessas e outros zilhões de utilitários que se empilhavam caoticamente na minha cozinha..

Tirei meu baú de enfeites de Natal do armário e neste ano decidi fazer a decoração um pouco diferente. Enchi as meias penduradas na lareira com gostosuras, coloquei um enfeite minimalista ali, outro acolá e pronto. A grande mudança foi que resolvi montar a árvore de Natal na cozinha. Nossa árvore é clássica, artificial, bem pequena e simples e está agora posicionada em frente da janela, iluminando a entrada e facilitando a chegada do espírito das festividades, que por aqui sempre demora um pouco pra aparecer. Gostei imensamente dessa alteração da perspectiva da árvore e de tê-la presente no ambiente onde gasto mais tempo, adornando o espaço da cozinha com suas luzes, os micro papai-noelzinhos, as bolas feitas de chocolate e a guirlanda de guizos.

Não costumo prometer ou me comprometer com resoluções e decisões de final de ano. Sou mais o tipo de tomar decisões inesperadamente, de último minuto e fazer tudo como me der na telha. Mas tudo indica que terei que me organizar um pouco mais para não ser atropelada por 2011, que será um ano que promete!

2010 foi um ano bem devagar por aqui, tanto na vida quanto no blog. Penso muito sobre o futuro deste meu espaço virtual que é tão especial pra mim. Não gostaria de ver o Chucrute com Salsicha acabar indexado apenas como mais um blog de receitas. Gostaria mesmo era poder sempre oferecer uma experiência bacana, divertida e até inesperada para todos os que passam diariamente ou vez em quando por aqui. Mais ou menos como a experiência de passar pela rua e ver pela janela daquela casinha toda pintada de azul clarinho, uma árvore de natal toda piscante e iluminada na cozinha.

✴✳ Feliz Natal! ✳✴

33 comentários em “fa la la la la—la la la la”

  1. voce disse: “Gostaria mesmo era poder sempre oferecer uma experiência bacana, divertida e até inesperada para todos os que passam diariamente ou vez em quando por aqui.”
    eu respondo: mas voce ja faz isso!! adoro voltar aqui sempre. adoro sua selecao de receitas, seu ponto de vista, suas historias e suas ‘trapalhadas’ – sem falar nas fotos lindas e nos utensilios que voce escolhe para a producao. continua assim que esta otimo.
    bjs!

  2. Não costumo escrever minha opinião na net, mas depois de ler este post, somado ao inicio de uma novo ano resolvi falar o que penso.
    Ha anos que o chucrute é um cantinho onde busco inspiração, conforto e paz de espirito. Quando leio uma receita, quando vejo uma foto maravilhosa, quando leio um texto fantastico…Obrigada por fazer isso! O tempo que você dedica para o site faz realmente diferença para minha vida. Sempre penso que o dia em que for a Davis, queria ir aí conhecer você, sua casa tão reconfortante e sua cozinha incrivel. Pronto falei!
    Um otimo 2001 para nós!
    E da-le chucrute!
    Ligia

  3. Querida Fer,
    Todas as visitas no “Chucrute com Salsicha” sao deliciosas!
    Muito obrigada por trazer tanta gostosura e beleza para minha vida.Ah, boas inspiracoes também!
    Feliz 2011!
    Beijos,
    Claudia

  4. Querida Fer,
    chego atrasada para desejar bom natal, mas fica o desejo de que o Natal tenha sido maravilhoso, e com essa arvore de natal na tua cozinha linda,nao tenho duvidas.
    Quando venho ao Chucrute, nao venho buscar receitas, venho beber as tuas estorias, viver as vivencias que aqui partilhas e saborear as cores, as estacoes, os sabores que tu nos ofereces! Ah, e tambem venho ver o gato, confesso! Como visitar um amigo especial que e tudo menos “just another”. (e quando se visita um amigo especial, sabe sempre bem petiscar alguma coisita, nao e verdade? 😉 )
    beijinhos e um bom ano de 2011!
    Sofia

  5. Fer,
    Se fosse só um blog de receitas, já seria bom. Mas acho que o Chucrute é mais que isso. É uma experiência sensitiva da beleza das fotos às experiências das receitas – que contam mais do que a quantidade dos ingredientes, falam da Dona da cozinha, seus motivos, idéias, combinações e independência na hora de mudar tudo o que está escrito naquele livro inspirador e reconstruir a receita na base da intuição – tudo isso num texto gostoso, simples e cativante.
    Por tudo isso desejo vida longa ao blog e à dona do pedaço. Evidentemente os votos são extensivos à família.
    Um beijo e um superm-mega-hiper maravilhoso e saudável ano de 2011.
    Gabi

  6. Fer, o que quer que pinte (ou nao pinte) no seu blog, pode ter certeza que seus fieis leitores vao curtir, porque seu estilo e’ inimitavel e unico
    Tenha um 2011 cheio de tudo que te faz feliz!
    beijao,
    S.

  7. Fer, o teu blog não um blog de culinária é O Blog!!! Adoro e venho cá sempre não apenas para ver as suas receitas mas também os posts que colocas sobre tudo, sobre o teu dia a dia, as tuas viagens, novas descobertas…
    Obrigada!!! Boas Festas e um Feliz Ano Novo!!!

  8. Fer,
    FELIZ NATAL!!!!
    Seu blog esta longe de ser somente um de receitas… porque aqui tem viagens, fotos lindas e maravilhosas, relato de uma vida bem gostosa tanbem!!! Tem dicas de livros e muita cultura pra nos! Desejo que continue por aqui porque e um canto muito especial! Sabe aquele dia que voce procura conforto em algum lugar? Aqui eu encontro! E quando voce demora um pouco mais para postar fico logo imaginando o que vem por ai!
    Beijo com carinho!

  9. Fer,
    Feliz Natal pra vc e sua família!
    Obrigada por iluminar meus dias com todas essas receitas incríveis, seu bom gosto incontestável e suas fotos lindas 😉
    beijos!!!

  10. Olá Fer,
    esta é a 1a vez que escrevo no seu blog, apesar de acompanhá-lo já há um bom tempo… Quero te dizer que ele é muito inspirador, sempre que posso dou uma passadinha por aqui, nãao só prá ver receitas, também prá ler sobre experiências de vida… Faço isso também com outros blogs, e me sinto feliz em poder acompanhar a vida de voces, que me ensinam tanto…
    Obrigada por tudo, parabéns pelo blog!
    Também aproveito prá desejar a voce e seus queridos um ótimo Natal e um 2011 cheio de (belas) conquistas!!
    Bjs com carinho,
    Sil

  11. Fernanda seu blog é diferente e nunca será apenas mais um blog de receitas. Você mostra com muita delicadeza suas aventuras e desventuras tanto na cozinha, quanto na vida. Tenho certeza quem em 2011 a casinha azul continuará nos seduzindo e nos mostrando como é deliciosamente possível comer com prazer e respeitar a terra e aqueles que trabalham com ela.
    Feliz Natal e Feliz Ano Novo para você e sua família e vida longa ao Chucrute!
    Beijos

  12. Feliz Natal Fer, nos nao nos vimos muito esse ano, mas eu sempre penso em vc e te acompanho nesse espaço aqui. Que vc tenha um ano novo cheio de realizacoes e muito sucesso. beijao, Maryanne

  13. Fernanda,
    Acredite, o que voce quer que a gente sinta ao ler o chucrute é exatamente o que a gente sente!
    Que a boa inspiração te acompanhe por todo 2011!
    Um Natal bem alegre para vc. e Uriel.
    Beijos
    Bia e Luiz Carlos

  14. Votos de um Natal transbordado de Paz e Amor, que 2011 seja um ano cheio… um ano em grande. Espero poder continuar a contar com um pouco de si todas as vezes que frequento este seu cantinho pois de todo este é o Blog e nunca poderá ser apenas mais um…
    Beijo enorme para si e para todos os que ama…
    FELIZ NATAL

  15. Fer, querida, o Chucrute é sempre um estímulo para quem o visita.
    O primeiro blogue escrito na minha língua que me cativou e prendeu e tornou de cá!
    Um beijinho muito grande, com votos de um Natal Feliz. Cheio. de sorrisos.
    🙂

  16. Seu blog é maravilhoso, aprendi com voçê a gostar de saladas e como sou muito curiosa descobri diversos sabores e experimentei loucuras gastronomicas, redirecionei meu paladar, felicidades pra vc e sua familia, beijos de uma recifense que te ama.

  17. Fer
    rs**** tá difícl do Chucrute ser apenas mais um, pelo simples fato de transbordar AMOR dele.
    Então relaxa e continua como vc é : natural, despojada, direta e clara.
    O mundo é artificial demais em muitos momentos e vir até o Chucrute e encontrar aquela simplicidade que encanta . . . NÃO TEM PREÇO
    kkkkkkkkkkkkk (isso foi plágio !!)
    Feliz Festas para vc, para os que ama e para todos que frequentam o blog
    😀

  18. Oi Fer,
    Um Feliz Natal delicioso pra vcs e também um Ano Novo muito, muito iluminado.
    E também “dizer” que o seu blog não será e, duvido muito, que poderia ser considerado um blog de receitas. Pois aqui tem um tempero muito especial, pois assim como existem vários tipos de maçã sempre tem aquela mais especial, e é assim que vejo o seu blog.
    Beijos Miti

  19. Querida Fê,
    Muita paz, Saúde e que Deus, Jesus e Maria Santíssima nossa Mãe Espiritual ilumine sua caminhada aqui no planeta Terra. Feliz Natal e um 2011 de muitos progressos.
    Abraços fraternos.

  20. Fer, se ha uma categoria em q o Chucrute NAO se encaixa eh a de “apenas mais um blog”. Seu blog eh unico em receitas, pitadas do dia a dia e experiencias mil! Nao fique com essa ideia na cabeca nao, o Chucrute eh sem duvida o meu blog preferido e vc eh demais! Nao ha nada como vc e o chucrute anywhere no blogsphere!
    Beijao e um super Feliz Natal para voces!!
    Nos tbem iremos passar os tres aqui em casa com a arvore de natal, nada mais gostoso nao eh mesmo?!!!
    Alias, bolas de chocolate… e elas nao derretem com o calor das luzinhas?!
    Beijos!
    Ana

  21. Fernanda, Uriel e Gabriel…
    Um lindo Natal para vcs na neve !!!!
    Tenho acompanhado o Chucrute e com ele vocês também….
    Desejamos um grande 2011 com muitas novidades boas, planos novos e saúde !
    Um grande beijo nosso !

  22. Oi Fer, também acompanho seu blog há anos! No que depender de mim, ele nunca será só um apanhado de receitas 😉
    Boas festas para você e sua família e um novo ano cheio de desejos realizados!
    Abraço

  23. Oi Fer! Te desejo um feliz Natal,a ti e tua família.
    Há tempos não comento por aqui mas te acompanho, talvez não mais com frequencia,a vida toma outros rumos(e eu ando cansada de visitar blogs).Mas o teu espaço sempre vale a visita! Um beijo querida e que tenhas ótimas festas!!

  24. Passo por aqui religiosamente TODOS os dias. Me delicio com cada receita, absorvo cada sabor. Me encanto, degustando tantas novidades. Lendo o post de hj, achei q deveria, enfim, deixar algumas palavras por aqui. Pra mim, seu blog é muito mais q um blog de receitas culinárias. É um blog de receitas de vida. Sim, pq aqui, aprendi a dar valor aos orgânicos – mesmo ainda não tendo conseguido ser totalmente adeptas a eles. Aprendi a valorizar a comida feita em casa, com carinho, com gostinho de lar. E, creio eu, q vc tem uma pitadinha de responsabilidade na minha principal resolução de ano novo: ser uma boa dona de casa! 🙂

  25. “Gostaria mesmo era poder sempre oferecer uma experiência bacana, divertida e até inesperada para todos os que passam diariamente ou vez em quando por aqui. Mais ou menos como a experiência de passar pela rua e ver pela janela daquela casinha toda pintada de azul clarinho, uma árvore de natal toda piscante e iluminada na cozinha.”
    Não se preocupe: é exatamente isso que você faz há anos e que tenho certeza de que vai continuar fazendo com perfeição! Amo o Chucrute. Feliz Natal!

  26. Fer…pode ir se animando…rs
    Passei aqui à procura de receitas para o Natal, assim como faço toda semana, em busca de uma receitinha saborosa (e por que não, milagrosa!) na eterna busca por incluir os vegetais em minha alimentação.
    Que 2011 traga muita inspiração e gostosura em sua vida e no Chucrute, que já faz parte da minha rotina diária..
    Beijo enorme! Fica com Deus…

Deixe a sua pitada: