America in color

color-denver_1.jpg
color-denver_2.jpg
color-denver_3.jpg
color-denver_4.jpg
Este link de um blog de fotos do jornal Denver Post está sendo repassado alucinadamente pelo twitter desde a semana passada. Quando cliquei nele pela primeira vez, fiquei de boca aberta com o que vi—uma seleção de fotos coloridas tiradas por fotografos contratados pelo governo norte-americano para registrar as áreas rurais e pequenas cidades do país durante a depressão, entre 1939 e 1943. Num país da dimensão dos EUA e numa época em que a comunicação não era tão fácil, a população em muitas áreas de pobreza lutava e definhava sem o menor conhecimento do governo. O trabalho desses fotógrafos foi mostrar um pouco desse imenso interior isolado do país. As fotos são maravilhosas, expondo com uma clareza e honestidade cruel a pobreza e o cotidiano de uma grande parcela dos norte-americanos. O blog do jornal fez uma compilação muito bonita com um punhado dessas fotos, que hoje fazem parte do acervo da Biblioteca do Congresso.

6 comentários em “America in color”

  1. Fer, que lindas as fotos! Sou apaixonada por fotografia e fiquei admirando o trabalho incrível desses fotógrafos!
    Valeu por compartilhar 🙂
    bjs,

  2. Interessante o facto de serem fotos coloridas durante a depressão. É quase uma antítese 🙂 São de facto muito bonitas, apesar de se ver um certo sofrimento no rosto de cada um dos trabalhadores!

  3. oh Fer, que coisa bacana! Nao quero que pareça que este é um empty comment. mas realmente achei muito demais estas fotos. E vou cliquei nos links que deixastes para ver as outras. a foto 8 ja tinha visto num outro blog, so que sem menção à fonte. thanks for sharing Fer.

Deixe a sua pitada: