a ervilha inglesa

english-peas_1S.jpg

No inicio da primavera andei comprando muita ervilha torta [snap pea]. Elas não são apenas deliciosas, macias e delicadas, mas são práticas, pois você pode comê-las inteiras, com casca e tudo. Fiz um montão refogadas na manteiga no nosso almoço de Páscoa, depois fiz com elas um risoto, que até o meu marido crítico ferrenho dos risotos comeu, elogiou e repetiu. Fiz sem caldo, porque não tinha. Usei apenas 1 xícara de vinho branco e 3 xícaras de água fervendo. Refoguei as ervilhas tortas cortadas em fatias ligeiramente na manteiga escura [derreta a manteiga e cozinhe no fogo médio até ela mudar de cor e ficar dourada], depois refoguei junto o arroz arborio e procedi com a receita, juntando o vinho e depois as 3 xícaras de água, uma por vez, mexendo ocasionalmente, até o arroz absorver todo o líquido. No final acrescentei um pedaço pequeno de queijo de cabra, sal e pimenta do reino moída a gosto e folhinhas de hortelã fresco picadas.

Num outro sábado, numa banca do Farmers Market, ao lado das ervilhas tortas estavam as ervilhas inglesas. Elas são as ervilhas que compramos congeladas ou em lata, só que essas vêm na casquinha, você tem o trabalho de abrir uma por uma e ganha como prêmio uma meditação zen e o melhor sabor que um produto fresco pode oferecer. Enquanto enchia meu saquinho com as ervilhas, perguntei para o produtor, um japonêsinho super tímido que faz sempre uma reverência quando recebe seu pagamento, se dava pra comer as ervilhas inteiras, com casca e tudo, como fazemos com a ervilha torta. Ele me olhou com uma cara de ué—何か。. Balançou a cabeça na negativa e disse que eu teria que descascar. Eu decidi levar uma quantidade maior, pra poder render. Uma mulher que estava ao meu lado ouvindo a conversa não acreditou na informação que o senhor tinha acabado de me fornecer, virou pra mim e enquanto enfiava uma vagem inteira na boca, disse—vamos ver se dá ou não dá pra comer com casca. Paguei pela minha compra, agradeci e quando me virei a mulher estava com a cara toda torcida e já tinha um veredito—é, ele tem razão, não dá mesmo pra comer com a casca!

Chegando em casa, meditei por bastante tempo em frente da pia descascando as ervilhas inglesas uma por uma, lavei rapidamente em água corrente, mas acho que nem precisava pois as ervilhinhas estavam muito bem protegidas na casquinha, e cozinhei brevemente numa panela com água e sal. Coei, deixei esfriar, temperei com sal marinho, raspinhas da casca e suco de um limão, reguei com bastante azeite extra virgem e salpiquei com folhinhas de hortelã fresco picadas. Servi como salada.

»este post comenta dois tipos diferentes de ervilhas.
»este post não contém fotos dos pratos finalizados.
»este post contém duas receitas.

6 comentários em “a ervilha inglesa”

  1. Fer,
    Tambem estou na epoca das ervilhas, mas a torta ainda nao vi. Com tanta chuva e frio ta’ dificil, principalmente para as frutas. Recebeu o link que mandei do video da mae ursa salvando seu filhote?. Beijos, beijos.

  2. oii fernanda, gostaria de saber algum contato seu, e-mail.. pra estar enviando receitas, dicas, e notícias sobre gastronomia!
    Obrigada,
    beijos
    R: oi Marcela, se for propaganda de produtos, prefiro não receber. obrigada e beijos

  3. Eu e minha mae debulhamos um saco de ervilhas iguais as suas da foto (tinham chegado no csa box) hoje de manha! Eu cozinhei elas em agua fervente beeem rapido (blanched), pus de molho em ice water p/ esfriar e congelei. Nos tinhamos planos p/ o almoco hoje ja, mas essa semana vou fazer algo com elas, risotto eh inclusive uma boa ideia, pois aqui em casa todo mundo adora!
    Ana

  4. Recebi este fim de semana um saquinho de ervilhas tortas que eu adoro, ainda não fiz nada com elas. Provavelmente sairá um arroz malandrinho que todos gostamos 🙂 Ervilha inglesa acho que nunca encontrei por aqui mas adorei essa da mulher experimentar he he Que engraçada!
    Imagino o quanto as ervilhas ficaram deliciosas 🙂

  5. Fer, nem sei se peguei a recipe aqui..Eu faco um risotto de Peas e Zucchini que peguei na “tia” Martha S. que fica bem gostoso (Spring Risotto with Peas and Zucchini). Claro que nao uso manteiga (olive oil instead) e uso caldo de legumes…e adiciono vermute – hehehe
    Bjs amiga e otima semana!!:)

Deixe a sua pitada: