bolo de iogurte & semolina

boloiogurtesemolina_1S.jpg

Este bolo saiu do livro Falling Cloudberries da Tessa Kiros. Segundo ela, é um bolo típico Cipriota que pode ser feito com água de rosas, limão, baunilha ou água de flor de laranjeira. Eu achei que tinha água de rosas, mas não consegui achar, então concluí que não tinha mais [ou minha gaveta de condimentos está prá lá de Marraquesh de bagunçada] e decidi substituir por limão. Achei que valeu a pena, mas ainda vou tentar fazer esse bolo com a água de rosas. Como a Tessa diz na receita que esse bolo fica bem doce, eliminei o xarope e pro meu gosto ele ficou perfeito. Nós adoramos e devoramos tudo, não sobrou nem farelo.

125 gr [4 1/2 oz] de manteiga amolecida
1 xícara de açúcar super fino
1 xícara de iogurte natural [nem muito grosso, nem muito fino]
1 colher de sopa de água de rosas * usei suco de limão
3 ovos, claras e gemas separadas
1/2 colher de chá de raspas da casca de um limão verde *usei o amarelo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de semolina fina
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 xícara de amêndoa moída
xarope de rosas * não fiz
1 xícara de açúcar super fino
1 colher de chá de água de rosas

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 180ºC. Unte com manteiga uma forma quadrada de mais ou menos 22 cm. Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até ficar cremoso. Junte o iogurte, as gemas dos ovos, a água de rosas e as raspas de limão verde *usei o suco e as raspas do limão amarelo, e bata até incorporar. Misture as amêndoas moídas. Numa outra vasilha peneire juntos a farinha, a semolina e o fermento. Junte essa mistura ao creme de manteiga e ovos. Numa outra vasilha bata as claras em neve e junte a outra massa, delicadamente usando uma espátula, ate as claras se incorporarem bem à massa. Coloque tudo na forma untada e leve ao forno por 45 minutos. Deixe esfriar e se quiser faça o xarope misturando o açúcar, a água de rosas [ou limão, se fizer com limão] e 1 xícara de água numa panela e deixar ferver por 5 minutos. Jogue o xarope sobre o bolo.

7 comentários em “bolo de iogurte & semolina”

  1. Fer, estou com uma garrafinha de água de laranjeira esperando para ser aberta…adoreia a idéia do bolo de semolina!!!
    Hummmmmmmmmm!
    Beijos!
    R: manda bala, Verena! 🙂 beijo, Fer

  2. Fer, nao soubrou um pouco do amarguinho do Yogurt? Eh que eu nao gosto de Yogurt, mas o bolo parece tao bom..
    Bjs!
    R: Bri, nao fica amarguinho, mas eu adoro iogurte, entao sou suspeita. 😉 beijo! Fer

  3. Fer,adorei,vou tentar fazer! ele fica mais fofinho ou mais compacto? se não fossem as amêndoas seria o típico bolo de bolo,o ideal para o cafezinho da tarde.Meia receita ficará muito pequeno?beijão!!
    R: Mariângela, ele fica mais compacto, muito bom. faz e depois me conta. essa receita dah um bolinho quadrado, nao eh grande. eu e o Uriel matamos ele em dois dias! 🙂 beijo, Fer

Deixe a sua pitada: