risoto de morel & parmesão

risoto_morel_2S.jpg

Não se encontra cogumelos morel frescos pra vender a toda hora. Esta é justamente a época em que eles aparecem e se perder muito tempo piscando e pensando, eles desapareceram numa estalada de dedos. Portanto não pisquei nem pensei quando vi os morel fresquinhos à venda no Farmers Market no sábado. Trouxe um saquinho cheio deles pra casa. Coloquei na geladeira e esqueci. Somente na terça-feira é que lembrei deles e foi justamente num dia em que eu necessitava muito comer um rango reconfortante e substancioso. Como estava sozinha, fazer um risoto com os cogumelos foi uma decisão indubitável. Usei mais ou menos 1 xicara de morel picados grosseiramente, 1 xícara de arroz arbório, 1 xícara de vinho branco e quatro xícaras de caldo de cogumelo [orgânico, que eu compro pronto]. Sal a gosto e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado no ralo grosso. É a receita básica: em fogo médio refogar os cogumelos em 2 colheres de sopa de manteiga, acrescentar o arroz e refogar mais uns minutos, juntar o vinho, deixar secar. Daí vai acrescentando o caldo de cogumelos que deve estar quente, de xícara em xícara, mexendo vez e outra, até o arroz cozinhar e absorver todo o caldo. Leva uns 20 minutos para o risoto ficar pronto. Ele fica bem cremoso. No final, tempere com sal, pimenta do reino moída se quiser e jogue o queijo ralado. Desligue o fogo, tampe a panela, espere uns minutos e então sirva o risoto bem quente, com mais parmesão ralado na hora por cima. O morel tem um sabor muito peculiar para mim, que sinto sempre um leve toque de anis por trás daquele sabor discreto e severo que é próprio dos cogumelos.

5 comentários em “risoto de morel & parmesão”

  1. Fer!
    Tb nunca provei tal iguaria…mas pela receita da pra imaginar o sabor…a mistura do arroz, vinho, queijo…huuum…é tudibão mess!!!!
    Um bejim, tá?!
    Vinni
    amehliadigital.blogspot.com

  2. Risoto e cogumelo, par perfeito, bem reconfortante mesmo…
    Não conheço os morel…confesso que nunca havia ouvido falar deles…mas se é cogumelo, estou sempre pronta a experimentar!
    Beijos!

  3. Eu queria muito experimentar fresh morels mas nao achei por aqui. Que sorte a sua Fer, pois a epoca deles eh curta mesmo.
    Ta com uma cara boa esse risoto com o queijo ralado por cima… humm! Adoro um queijinho! rs!
    Ana

Deixe a sua pitada: