croquetes de lentilha

Essa receita foi uma daquelas cujo resultado estético ficou muito aquém das suas outras qualidades. Os croquetes ficaram muito saborosos, mas com uma cara de comida de halloween. Fazer o que? Comemos mesmo assim, não sobrou nenhum, mas na hora de colocar uma foto aqui, fiquei naquele eterno e descabelante dilema. bolinholentilhaEssa receita é blogavel ou não? O sabor ganhou nota dez, já a foto acabou publicada, mas não sem ouvir muitos protestos do meu grilo falante.

1 xícara de lentilha escolhida e lavada
2 xícaras de farinha de pão
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 xícaras de cebola em rodelas finas ou picadinha
Sal, pimenta e temperinhos a gosto—eu usei estragão fresco

Cozinhe a lentilha com água até ela ficar molinha. Eu usei a lentilha verde puy, que fica inteira, não desmancha. Separadamente, refogue a cebola no azeite com a panela tampada, mexendo de vez em quando, por uns 20 minutos, até a cebola ficar caramelizada. Quando a lentilha estiver cozida, coe bem para remover qualquer liquido e coloque no processador. Moa na textura que quiser. Eu não deixei moer muito, só dei umas pulsadas. Misture a lentilha moída com a cebola caramelizada e metade da farinha de pão. Adicione sal e pimenta do reino moída a gosto, as ervinhas da sua preferência e misture o ovo. Faça bolinhos lomgos ou achatados e passe pelo restante da farinha de pão que deve estar num prato. A partir daqui você pode seguir dois caminhos: fritar ou assar os bolinhos. Se escolher fritar, vai pelo caminho mais delicioso. Mas se escolher assar, como eu fiz, vai também comer bolinhos gostosos. Eu assei, em forno 375ºF/ 190C, até os bolinhos ficarem dourados, virando no meio tempo. Apesar da aparência estranha, adoramos a textura e o sabor desses croquetes. Se eu tivesse tido a coragem de fritar, talvez eles tivessem ficado melhor ainda, porque todo mundo sabe que tudo que é frito é muito mais gostoso!

14 comentários em “croquetes de lentilha”

  1. Esse bolinho acrescido de algumas nozes quebradas fica aina mais saboroso. Costumo fazer destes ingredientes um assado que fica muito bom. Quando era criança, minha mãe preparava o seguinte cardápio para almoço: assado de lentilhas (com amendoim em vez de nozes), um frango de panela (daqueles criados em casa) uma salada de batatas (especialidade alemã) e uma salada de tomates. A família amava quando era dia deste cardápio.
    Gostei da foto. Lembre-se que nós mulheres entendemos bem dessa “coisa” aparência feia mas sabor excelente! Portanto não fique preocupada.
    Bjs.

  2. Fer,
    Ficou linda a foto!!! Maravilhosa como sempre!!!
    A M E I o baldinho também!!!
    Puxa.. sempre tem secao de US$1 na Target? É fácil de achar Target? Eu farei um tour por ai em novembro. Tem dica de lojas legais e com bom preco? Adoro suas coisas! Sáo lindas!!
    Beijao

  3. Fer, os eternos dilemas: postar uma receita deliciosa com foto mais ou menos?
    Fritar ou assar?
    Eu tenho “as” respostas:
    As tuas fotos nunca são mais ou menos: são sempre deslumbrantes!
    E não somos nós que temos medo de fritos, são as nossas artérias! Logo: assar! 🙂
    Adorei o site que linkaste para as lentilhas. 🙂
    E vou fazer – estes croquetes só podem ser deliciosos com essa cebola caramelizada.
    Beijinhos.

  4. O meu saquinho de lentilhas continua à espera de ser usado! Ainda vai passar o prazo e eu a olhar para ele 🙂
    A farinha de pão poderá ser o nosso pão ralado? Não sei se conheces, é uma espécie de farinha que usamos para fazer panados!
    R: sim, acho que é a mesma coisa–farinha de pão ou de rosca é somente pão ralado em forma de farinha. 🙂

  5. Fer,
    Que coincidencia! Vou guardar meio saquinho das minhas lentilhas para o bolinho! Com certeza tambem vou assar, tenho horror a gordura que pula e cheira… Beijos,
    Maria

  6. Ahh, eu tbem gostei da foto, voce deixou os croquetes todos produzidos no baldinho!!
    Eu faco uma receita de hamburguer de lentilhas q eh muito parecida com essa do seu bolinho Fer, tbem adoro a textura e o sabor, lentilha eh algo q eu adoro!
    Beijos!
    Ana

  7. Fer,
    Só posso deixar um comentário: vou fazer amanhã!
    Amo lentilha e bolinhos. E o melhor de tudo, ficam gostosos assados (confio no seu paladar)!
    bjs

  8. Ai que boba, esqueci de comentar que eu AMEI o baldinho…Onde vc comprou?
    R: Joy, comprei na Target, naquela seção de $1. 🙂 beijo, Fer

  9. Ah Fer que isso?! Altamente blogável SIM!
    Eu achei um charme só e com certeza ficaram deliciosos. Aposto que o marido ia querer fritar!
    hahaha
    beijinhos de bolinho

  10. ah Fer,a foto não ficou feia,eu comeria todos eles rsrsrs.Mas por que não tiveste coragem de fritar?beijo!
    R: ah, Mariângela, achei que iria fazer sujeirada… e fiquei com medo dos bolinhos se desmancharem no óleo. pura tolice! beijo, Fer

Deixe a sua pitada: