chocolate cupcakes

cupcake_choc-MS_1S.jpg

Eu queria fazer uns bolinhos para trazer no trabalho, já que é a semana do Thanksgiving e eu preciso agradecer meus colegas por serem pessoas bacanas de conviver, e por fazerem o ambiente de trabalho um lugar tranquilo, sem nenhum problema de relacionamento. Essa receita da Martha Stewart, que está no seu livrão novo —Martha Stewart’s Cooking School, foi perfeita, pois faz uma batelada de cupcakes. Lá diz que faz 24, mas pra mim deu 36! E é tudo feito numa só vasilha, por isso o nome sugestivo de one-bowl chocolate cupcakes. Essa receita também pode ser usada para fazer dois bolos redondos de 20 cm, que devem ser assados na mesma temperatura de forno por 45 minutos.

1 3/4 xícara de cacau em pó puro, sem açúcar
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 1/2 xícaras de açúcar
2 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 1/4 colher de chá de fermento em pó
1 3/4 colher de chá de sal
2 ovos caipiras grandes, mais uma gema grande
1 1/4 xícara de água morna
1 1/4 xícara de buttermilk
1/2 xícara mais 2 colheres de sopa (1 1/4 tablete) de manteiga sem sal, derretida e esfriada
1 1/4 colher de chá de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC. Unte ou coloque forminhas em duas formas de muffins de 12 cada. Numa vasilha bem grande misture todos os ingredientes secos, cacau, farinha, açúcar, bicarbonato, fermento e sal e bata com um batedor de arame. Junte os ingredientes líquidos, os ovos, a água, o buttermilk, a manteiga derretida e a baunilha e bata bem por uns 3 minutos até obter uma massa bem lisa. Distribua nas forminhas, enchendo em apenas 2/3. Asse por uns 20 minutos. Desenforme e deixe esfriar numa grade.

10 comentários em “chocolate cupcakes”

  1. Que foto ! A Martha bolou esta receita quando estava “concentrada” ?
    E, sou fã do limão cravo mas você não disse se, afinal, gostou ou não do risotto ?
    Que diferença do limão cravo americano em relação ao nosso que é todo enferrujado !! Eita, primeiro mundo !
    R: Hahahaha! Edu, acho que pela quantidade dessa receita, ela deve ter elaborado durante aquele periodo em que ficou pensando na vida, e fez os cupcakes pras companheiras de ala! Gostei muito do risoto, sim. Porque limao cravo eh uma delicia–pelo menos pra mim! 🙂 abs, Fer

  2. Oi moça, seu cupcake ficou uma belezura e parece delicioso. Essa receita rende mesmo, hein… no sábado fiz uma receita da Nigella que rende aprox. 15 cupcakes, eles foram para um piquenique e também estavam deliciosos.
    Bjos

  3. Gostei da receita, ando a agarrar coragem para fazer cupcakes.
    Esta receita é muito boa porque eu quando faço alguma coisa pela primeira vez costumo sujar montes de louça, mas esta parece-me simples, acho que consigo fazer sem desarrumar tudo. hihihi
    Um dia destes experimento.
    Beijinhos e boas culinárias.
    Já me esquecia, partilho a opinião da Célia.
    Continue por muitos anos que eu não vou largar este cantinho nunca mais.
    Mónica

Deixe a sua pitada: