a metodologia do peru

besuntando_peru_1S.jpg
besuntando_peru_2S.jpg
besuntando_peru_3S.jpg
besuntando_peru_4S.jpg
Minha nora Marianne não é como eu, que soca o peru de molho no vinho d’alho por uns dias, depois recheia o dito cujo com alguma mistura interessante e adocicada, embrulha tudo em fatias de bacon, põe no forno e vai fazer outras coisas, beber vinho, conversar, até o bicho ficar torradinho e com cara de pronto. Minha nora usa receita para assar um peru e é uma receita metódica. Primeiro ela faz o recheio tradicional—o stuffing, também com receita e depois de rechear o bicho, ela amarra e prende os orifícios, de modos que tudo fique em seu devido lugar e cozinhe uniformemente. Dai ela separa a pele da carne com as mãos e coloca ali fatias de manteiga e ervas frescas. Depois ela rega tudo com vinho branco e então a grande jornada de assar o peru se inicia. Tudo é pesado e calculado de acordo, e ela fica as tantas horas que o peru vai levar pra ficar pronto besuntando o bicho de vinte em vinte minutos com um bom azeite de oliva extra virgem. Ele não assa nem de mais, nem de menos. Fica perfeito, pois o truque da besuntação deixa a carne extremamente úmida, sem aqueles ressecamentos comuns que acontecem com carnes de aves. O liquido que ela coleta na parte de baixo da forma é transformado num molho—o gravy. E antes de servir ela corta o bicho todo em partes, tudo caprichado e arrumado de uma maneira bonita numa bela travessa.

12 comentários em “a metodologia do peru”

  1. ollá!olha,eu e meu esposo ficamos de água na boca com o peru aí de cima!vc bem que podia me mandar a receita por email,heim!mas tinha que ser antes do natal,eu já até comprei um peru de 4,6k, agora só falta vc me dar a receita…rsrs!ah…manda vai???por favor!!!eu imploro…!meu email é alinep.bronholi@hotmail.com, oh! se vc mandar msm,ficaremos muuuuuuito felizes e nosso natal será perfeito!desde já agradeço e desejo um feliz natal pra vc e sua família e um ano novo repleto de felicidades!

  2. Maria Angélica e Vivien, eu nao tenho as receitas, elas sao da minha nora. Vou por um post-it para lembrar de pedir. 🙂

  3. Olá Fer! Estou viciada no blog! Parabéns, é muito legal! Além das receitinhas, saber um pouco das tradições de outro País é muito, muito interessante!
    Você pode passar a receita desse peru, com direito a recheio e molho? O Natal daqui ficará mais saboroso!
    Obrigada e parabéns novamente!

  4. Oi Fernanda. Adooro o seu blog!
    Aqui entre a minha turma, eu sou encarregada do Peru. E modestia parte fica mto bom. Eu uso o processo de brine p/ tempera-lo. Fica mto bom. E qdo ele esta quase pronto pincelo c/ o azeite e ervas. N/ fico pageando ele nao pois tenho mto o q. fazer. Mas essa ideia de usar os office’s clips p/ prender a pele dele p/ mim e novidade. Porque q. eu n/ pensei nisso? Adorei. Sempre aprendendo alguma coisa aqui no seu blog.
    Obrigada!
    Milza

  5. Meu pai , que fotos maravilhosas , esse peru devia estar demais , lindão ele está , agora adorei mesmo os clips fechando o peru … que luxo!
    Pena que meus perus nunca ficam assim lindões !
    Fer , muito obrigada por compartilhar conosco seu dia de Ação de Graças !
    beijo

  6. O Perú está com uma cara linda!!!Só podia com tanto cuidado!!!
    Cá em Portugal é tradição do Perù no dia de Natal,mas o meu Perú não é tão “vigiado”!!!
    Beijinhos
    Bom fim de semana

Deixe a sua pitada: