sopa de fungo de milho

huitlacoche_1S.jpg fungo_milho_1S.jpg
fungo_milho_2S.jpg

Eu nunca tinha colocado nenhuma atenção nesse fungo até ler sobre ele no Come-se da Neide. Foi uma surpresa, porque já tinha passado o olho por uns tumores acinzentados quando atualizei páginas das pragas do milho no meu trabalho, mas nunca imaginei que aquela coisa de aparência monstruosa fosse algo comestível. Temos que admitir, sem provocar engasgos, que muita coisa que se come por aí não tem aparência apetitosa apesar de muitas vezes ser. E esse fungo, conhecido aqui nos EUA como smut e no México como huitlacoche, é uma dessas iguarias com cara de monstro de Halloween.

Outro dia chegaram algumas espigas de milho muito feias de fim de estação na cesta orgânica. Quando desfolhei uma delas, encontrei duas ocorrências do fungo. Guardei na geladeira, pensando em fazer alguma coisa com eles. Coincidentemente fazendo compras no Co-op vi os huitlacoche pra vender e comprei um punhadinho. Nem pisquei pra decidir fazer a receita da sopa que a Neide publicou. Fiz no olhômetro e usei mais huitlacoche que batata, adicionei uma pimenta jalapeño e substituí o caldo galinha pelo de legumes. Decorei somente com salsinha na falta da epazote. Esqueci de salpicar com queijo, mas devorei um pratão. Me lembrou um pouco a sopa de feijão, com uma cor acinzentada bem escura. Um pouco assustadora, concordo, mas muito saborosa.

sopa de batatas com huitlacoche
2 colheres sopa de azeite de oliva
1 cebola roxa picada
40 g de huitlacoche picado
6 batatas médias descascadas e fatiadas
1 litro de caldo de frango caseiro quente
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes cortada
2 colheres (sopa) de salsa com epazote* picado
[*erva-de-santa-maria, mastruz/ mentruz-de-arbusto]
Sal a gosto

Aqueça o azeite de oliva numa panela grande, fogo alto, junte a cebola e refogue até amolecer. Acrescente o huitlacoche e as batatas e mexa por mais um minuto. Coloque o caldo de frango, a pimenta dedo-de-moça e salgue a gosto. Com a panela tampada e fogo baixo, cozinhe por cerca de 30 minutos ou até a batata estar bem macia. Se preferir mais suave, tire a pimenta. Se não, passe tudo pelo mixer ou liquidificador [neste caso, espere antes amornar um pouco]. Volte ao fogo, deixe ferver. Se estiver muito densa, junte mais água fervente para deixar a sopa com consistência cremosa e fluida. Junte as rodelinhas de pimenta e as ervas e sirva. Se quiser, espalhe sobre a sopa queijo fresco ralado.

13 comentários em “sopa de fungo de milho”

  1. Uau, eu nunca imaginaria que esse negócio seria comestível. E também nunca vi por aqui. Que bizzarro!. Digitei huitlacoche no google image e me arrepiei de ver as fotos que apareceram!
    É feio demais! hahah…
    fico com o trifle.
    Beijos

  2. Fer, a sua parece infinitamente melhor que a minha rsss. E os fungos também. Por aqui são espulsados à tapa das lavouras. Agora que meu pai sabe que gosto, costuma guardar para mim. E eu gosto muito. Cogumelo com sabor de milho verde.
    beijinho,N

  3. Oi Fer, tudo bom? tenho passado por aqui muitas vezes sem qualquer comentário, mas hoje não resisto, coisa mais horrorosa essa do fungo do milho, nunca vi por aqui…mas acredito que seja bom, só que se eu visse isso na espiga jogava fora na hora!
    Já agora Fer o que é isso do huitlacoche? nunca ouvi falar, não sei se é erva, legume, carne ou peixe, santa ignorancia a minha!mas na verdade cada pais com seu uso e seus “comeres”.
    Beijo enorme

  4. Fer ,eu sou meia esquisita,há coisas que me fazem tanta pele de galinha que nem consigo olhar, esse fungo é uma delas!!!
    A foto tá linda mas não vou olhar mais !!!
    Beijinhos
    p.s sou realmente muito estranha , fico pasma comigo!!!

  5. Quase experimentei huitlacoche na Casa dos Cariris. Quando chegou a minha vez… tinha acabado ! Mas, ainda vou comer. Sabe que fico olhando as espigas de milho e nada … !
    Nem no sex shop tem !

  6. Fer,ainda não consegui fazer.Meu cunhado trouxe sacos de espigas com este fungo há um tempo atrás e eu simplesmente esqueci da existência,quando vi,tava cheio de bichinhos.Tua sopa parece uma delícia,beijo!

  7. Rsrsrs
    Fer olha só como beleza é uma coisa relativa: eu acho esses fungos lindos.
    E me deu uma vontade de tomar essa sopa, mas nesse bowl e com essa colherzinha charmosa(É uma colher, né?).
    Bjs e bom fds.

Deixe a sua pitada: