popovers de alho & alecrim

popover de queijo & alho
popover de queijo & alho
Essa receita veio impressa em alguma embalagem, que eu recortei e deixei na altura dos meus olhos, encaixada na fresta da porta de um dos armários, para poder lembrar de fazer em breve. Os popover são pãezinhos bem leves, que até lembram um pouco aquele pão de queijo de liquidificador, só que eles ficam mais sequinhos e com uma consistência mais firme. Mas crescem e abrem em formato de flor e ficam ocos por dentro, portanto ótimos para comer com algum tipo de recheio. Eles foram o acompanhamento para uma sopa de lentilha verde temperada com alho e ervas e uma salada simples de tomate, servidos numa noite de ventania descabelante e barulhenta.

1 1/2 xícara de leite integral
Três dentes de alho
1 colher de sopa de alecrim fresco picadinho [*usei o seco]
3 ovos da galinha feliz
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de manteiga derretida
1/4 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Aqueça o leite numa panela até ele ficar bem quente. Desligue o fogo e coloque os dentes de alho cortados ao meio e o alecrim de molho no leite quente por pelo menos vinte minutos.

Pré-aqueça o forno em 450ºF / 232ºC. Unte seis formas grandes ou doze pequenas para popover com manteiga. Se não tiver as formas próprias para popover, use as para muffins.

No liquidificador coloque todos os ingredientes, mais o leite coado [descarte o alho e o alecrim]. Bata bem até obter uma massa lisa e coloque nas formas até 2/3 de altura, porque eles crescem e abrem.

Salpique cada popover com um pouquinho de queijo parmesão e leve para assar em forno alto pré-aquecido por 15 minutos. Baixe a temperatura do forno para 325ºF / 162ºC e asse por mais 15 minutos. Não abra a porta do forno durante o processo. Desenforme e sirva, quentinho.

11 comentários em “popovers de alho & alecrim”

  1. salve, fer.
    fiquei com as lombrigas tao atacadas que – mesmo tendo esquecido de anotar os ingredientes -, acessei o seu blog pelo meu celular de dentro do supermercado, so pra poder fazer os paezinhos ainda hoje.
    quando vem a oslo? :o)

  2. Oi Fer,
    Vou fazer esses paezinhos. Ultimamente me animo mais com receitas assim, mais simples. Ando muito preguiçosa.
    Ja fiz o pao de queijo de liquidificador que aprendi no blog Come-se, da Neide Rigo, e ficou bom. Ja fiz com polvilho doce e com o azedo. Da proxima vez vou misturar.
    Voce falou da sopa de lentilha no outro post e ela tambem estah na minha lista para a proxima semana. Hoje fiz “pasta e ceci” (pasta com grao de bico) e ficou bem gostosa.
    Um beijo e bom finde
    Sorry pela falta de acentos.

  3. “3 ovos da galinha feliz”
    ah, isso é muito bom! e é ótimo que seja dito várias vezes. e nem é tão difícil que as pessoas escolham ao poderem comparar e ver um ovo perto do outro, mas seria melhor que pensasem no bem estar dos animais, mesmo que queiram consumí-los, né?
    outro dia dei o link do seu blog, lá no meu.
    parabéns
    🙂

  4. Gostei! E fiquei curiosa quanto ao sabor… Acho que vou fazer para acompanhar uma sopa, também!
    Beijo *
    Mariana
    R: tem um leve sabor de alho/alecrim/queijo, mas bem sutil, sem exagero. beijo! Fer

Deixe a sua pitada: