uma receita sem foto

Meu cansaço era tão grande que não tive forças pra clicar foto nenhuma, mas a receita merece ser publicada, pois é uma das mais deliciosas e simples sopa de tomate que já fiz. Usei os tomates orgânicos que ficaram na bancada durante a semana em que fiquei de molho e estavam muito maduros e vermelhos pra virarem salada. Então viraram sopa.

A receita original está na edição de junho/08 da revista Bon Appétit.

sopa fria de tomate com estragão
4 tomates orgânicos grandes e bem maduros
1 colher de sopa de estragão fresco picadinho
1/2 cebola roxa pequena cortada em cubinhos
Azeite
Sal e pimenta a gosto
1 pitada de açúcar mascavo

Cozinhe os tomates em bastante água. Bata tudo no liquidificador e passe por uma peneira. Numa panela refogue a cebola em cubinhos no azeite, até ficar macia. Junte a polpa do tomate, o estragão, sal e pimenta e uma pitada de açúcar, pra quebrar a acidez—se você achar necessário. Deixe ferver até dar uma engrossada. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Numa frigideira toste fatias de pão regadas com um fio de azeite. Sirva a sopa fria, acompanhada das torradas. Pode salpicar estragão fresco nas torradas, mas eu não fiz.

6 comentários em “uma receita sem foto”

  1. Fer:
    É essa simplicidade que me encanta, além de nos brindar com o sabor puro do ingrediente, sem muita mistureba ou um monte de ingredientes que chegam a confundir nosso paladar.
    Entendo perfeitamente o que é não ter forças nem pra clicar.
    Um beijo.

  2. Fer, 5 da tarde eu vejo a foto desse bolo suculento! Infelizmente nem penso em ligar o forno, essa semana faz um calor com mormaco que esta’ terrivel. Euzinha, como ocupo a chefia dos departamentos de cozinha, lavanderia e jardinagem (que produzem calor, sem calor), so’ posso pensar em greve geral! Bom apetite e quanto a mim, vou tomar um cha’ gelado e me colocar em frente ao ar condicionado sonhando com dias mais frescos. Beijos,
    Maria

  3. Oi Fernanda, bom dia !
    Por favor, não faça esforço. Eu amo suas receitas, mas prefiro mil vezes vc recuperada. Abraços e um grande beijo.

  4. Oi, Fernanda! Espero que você esteja se recuperando… Devagar e sempre…
    Estou em alegria absoluta aqui com meu Farmer’s Market, em Cambridge. Só agora, que voltei de viagem, pude ir desde que ele voltou no fim do mês passado. Está pequenino, mas é cada coisa linda! Me apaixonei por uns tomates e acho que comprei demais – se sobrarem, agora já têm destino.
    Se cuida!
    Beijos,
    Renata.

Deixe a sua pitada: