migas com verdura e feijão

migas_feijao_1.jpg

Comi um prato de migas com verdura e feijão na casa da sogra da minha irmã em Portugal e fiquei encantada. Quando a Elvira publicou a sua receita de migas de broa com grelos e feijão frade, marquei para fazer, tentando repetir a experiência que tive por lá. Como a Elvira explica, as migas são um prato de acompanhamento. Pra mim não tem problema nenhum transformá-las no centro da refeição. Adaptei alguns ingredientes e talvez por isso não tenha ficado idêntico ao prato que comi lá na Dona Rosa. Mas ficou muito gostoso mesmo assim. Vou tentar ainda uma próxima vez, usando uma verdura mais macia e um pão com textura mais parecida com a broa de milho, que esfarela, ao contrário do pão rústico que eu usei e que permaneceu intacto. Os grelos eu substituí pelas folhas de dino kale, também conhecida por cavolo nero, que são folhas verde escuríssimas e bem mais robustas que outros tipos de verdura.

4 comentários em “migas com verdura e feijão”

  1. Não tem como não gostar de migas! Ahah (minha tentativa de ser engraçadinha)
    Eu adoro esse tipo de migas, tal como disse lá na Elvira, arrisco dizer que são as minhas favoritas. Ai… só de pensar! :o)
    Beijos

  2. Uau, Fer! Você nem sabe o quanto fico orgulhosa por ver essas migas por aqui, amiga! 🙂
    É que não existe nada mais típico da minha terra. E agora, até tem as honras de ser cozinhado na Califórnia…?
    Que bom que você gostou!
    Lindo!
    Beijão saudoso.

  3. As migas em Portugal, cada um tem as suas. Quero dizer que se podem fazer de várias maneiras. Só com pão alentejano, azeite, alhos e carnes variadas: com couve e batatas ou ainda com couve, feijão frade e pão de mistura ou broa. Eu acho que você substituiu bem os produtos´embora não tenha provado esse cavolo nero, devia talvez tê-lo segado bem fininho como as couves e deixar amaciar bem no azeite do refogado. O pão também pode ser de mistura. Desculpe estes meus “palpites”, é só uma achega para a sua próxima tentativa!

Deixe a sua pitada: