chana dal com tomate

sopa_chana_tomate.jpg

Ainda mais uma sopinha. O vento polar que envolveu a cidade há dois dias só fez aumentar a vontade de tomar sopas quentes e robustas. Essa eu fiz com os grãozinhos de chana dal—os baby garbanzos, que são uns mini grão-de-bico. Primeiro preparei um molho de tomate, que você pode fazer com uns três tomates frescos e maduros, mas eu fiz com o excelente tomate em lata da marca Muir Glen, que pra mim é a melhor no mercado. Usei o fire roasted, que eu acho que tem um sabor especial. Refogue os tomates numa colher de sopa de manteiga e deixe formar um molho grosso. Adicione sal. Reserve. Numa panela grossa coloque os baby garbanzos e bastante água e leve ao fogo. Cozinhe até que os grãos fiquem bem molinhos e a água reduza para um terço. Triture os grãos com o mixer de mão ou bata uma parte no liquidificador. Acrescente o molho de tomate previamente preparado e misture bem. Refogue por uns minutos. Desligue o fogo, deixe descansar uns minutos. Na hora de servir acrescente bastante coentro fresco picadinho e tempere com qualquer molho de pimenta, tipo tabasco. Eu usei um de pimenta de cheiro, que preciso gastar antes que vença a validade.

11 comentários em “chana dal com tomate”

  1. Que de-li-ci-a de sopa Fer!!! Me deixou com agua na boca so de ver a foto
    Adoro grao de bico, lentilhas, chana dal, eh tudo tao gostoso, e em sopa entao sao perfeitos, eu amo sopa!
    Keep warm amiga!
    Ana

  2. Vim pedir uma ajuda…. re maq fotgr digital…adoro fotografar mas não entendo patavina.
    Quero comprar uma máquina nova e sapeando nas lojas, quero saber se esta ‘Sony Cyber-shot DSC-H3/B’ é uma boa opção… como vou viajar e vc sabe os $ por aqui, queria aproveitar e comprar uma boa, que valha a pena… será essa? Help me, please, pretty please?
    Beijinhos,

  3. Estava eu aqui a pensar que hoje ao chegar a casa teria de fazer uma sopa reconfortante de preferência com feijão ou grão.
    Olha só a sintonia.
    Por aqui o frio amainou um pouco mas para portugês ainda é considerado muuuuito.
    Bjs

  4. Saudade de um frio desses…
    Pois é, de vez em quando cometo um pecado mortal, que é tomar sopa (quente) em pleno verão gaúcho, dureza de agüentar! Ao menos hoje os termômetros deram uma baixada, andando pelos 22/25° C. Outono, quase inverno!
    Beijão!

Deixe a sua pitada: