sopa para uma noite de chuva

sopa_abobora_batata.jpg

Quando chove não tem graça, especialmente quando ainda é outono. Porque chuva é personagem de inverno, quando a paisagem já está cinza mesmo e todo mundo já se conformou. Mas tem chovido, chuvarada demais e eu me molhei na hora do almoço e senti frio, por isso fui pra casa decidida que naquela noite teríamos uma sopa bem yang pra compensar o ying do dia.
Descasque e corte uma abóbora pequena em cubinhos e embrulhe em papel alumínio. Descasque uns 4 dentes de alho e embrulhe em papel alumínio. Descasque e corte umas três batata-doces médias em cubinhos ou deixe-as inteiras mesmo e embrulhe em papel alumínio. Coloque os três pacotinhos numa forma e asse em forno pré-aquecido em 400ºF/205ºC por uns 30 minutos ou até que tudo esteja molinho. Pode tirar o alho antes, para que ele não fique muito cozido. Remover tudo to forno. Se não descascou as batatas antes, agora é hora de descascar com cuidado pra não pelar os dedos. Coloque a abóbora, alho e batata-doce no liquidificador com um litro de caldo de galinha ou de legumes. Adicione uns galhinhos de dill fresco e bata bem, até obter um creme. Jogue tudo numa panela, adicione sal a gosto, azeite a gosto e um tantinho de pimenta pra quebrar a doçura dos legumes e do alho assado. Eu usei a pimenta chipotle, que é a jalapeño seca e defumada, que eu acho que tem um sabor bem especial. Deixe a sopa engrossar um pouco no fogo médio e sirva em potinhos decorados com uma bolota de creme fraiche [ou sour cream, ou iogurte] salpicada com dill fresco picadinho.

8 comentários em “sopa para uma noite de chuva”

  1. Fer que sopa fantástica. E a praticidade de embrulhar,levar ao forno depois jogar tudo no liquidificador, temperar e dá uma esquentadinha! Não preciso de nada mais, meu tempo tem ad=ndado muito curto. Ah, sem contar que este potinho é lindo demais…

  2. Oi,Fer…
    Ontem fui à chácara e vi que as abóboras morangas já estão bem crescidinhas…mais uma semana e teremos abóboras…que delícia…vou fazer essa sopa,achei tb interessante assar os ingredientes…boa idéia.
    Fernanda,fizemos um Encontro de blogueiras,vc viu no meu blog?
    Foi tão lindo quanto ao nosso doa ano passado.Se vc vier novamente,para cá,precisamos começar a preparar,o que vc acha?
    Aquele restaurante árabe da minha amiga aqui em Barão,é um lugar propício,tenho certeza que todos vão adorar.
    Outra coisa,deja a matéria que escrevi no meu blog, sobre hackers que invadiram o cybercook e atacaram a minha pessoas,com palavras chulas e ofensivas.Serve de alerta para muitas de nós.
    Um grande beijo para voce…
    Sonia novaes

  3. Adorei esta receita! Fazer a sopa com os legumes assados no forno, deve dar-lhe um sabor espectacular! Vou anotar já para fazer em dias mais frios – aqui em Portugal o Outono anda muito confundido, está com a mania de que é Primavera… bjs

  4. Nossa Fer , adorei a sopa, vou fazer correndinho! Gosto de sopas creme e faço tb uns crutons e coloco pedacinhos de queijo de coalho dentro. bj

  5. Pronto, vc fez uma das minhas sopas preferidas: sopa de abobora!
    Adorei a ideia de combina-la com sweet potato, vou fazer!! yumm!!
    (e alho assado eh bom demais nao Fer?!!!)
    Ana

Deixe a sua pitada: