sopa de cogumelo assado

sopa-cogumelosassados.jpg

Outra sopa para aproveitar a abundância dos cogumelos no Farmers Market. Usei uma receita como base, mas adaptei tanto que ela se transformou. O resultado foi aprovado pelo provador oficial da família, que primeiro olhou com aquela cara de desconfiado, depois raspou o prato.
Usei umas 300gr de baby portabella, tomilho fresco, um litro de caldo de legumes, meia xícara de vinho branco, umas gotas de limão amarelo e meia xícara de creme de leite fresco. Azeite e sal. Pré-aqueça o forno em 400ºF/ 205ºC. Forre uma forma com papel alumínio e espalhe os cogumelos, regue com azeite e ponha pra assar. Os cogumelos assam muito rapido, portanto não vá ver tevê, nem ler o jornal na internet. Quando eles estiverem assados—murchinhos e escuros, retire do forno e coloque no liquidificador com metade do caldo de legumes. Bata, mas não deixe virar um creme. A sopa vai ficar pedaçuda. Coloque os cogumelos batidos na panela, o resto do caldo, muitas folhas de tomilho fresco e sal. Cozinhe por um bom tempo, até o caldo reduzir. Acrescente o vinho e cozinhe mais um pouco. Quando a sopa tiver engrossado, desligue o fogo, acrecente umas gotas de suco de limão, o creme de leite, acerte o sal e sirva. Como eu tinha umas sobras de garlic chives que resgatei da horta, acrescentei elas picadinhas no final. Mas não é necessário.

7 comentários em “sopa de cogumelo assado”

  1. Fer, como o meu namorado, apesar de muuuuito esquisito, adora cogumelos, faço muitas vezes sopa de cougmelos, experimentado receitas novas sempre que me parecem diferentes.
    Nem sei como demorei tanto para fazer esta porque é divinal!
    Que sabor intenso a cogumelos – adorámos.
    Coloquei no meu blog, e fica escrito: a melhor sopa decogumelos que já comemos. 🙂
    Depis desta, já estou com aquela sopa fria de tomate que você comeu na Espanha debaixo de olho. Vai sair logo, logo.
    Beijos.

  2. Andamos em sintonia quanto à sopa de cogumelos – a pimpona do Nacos e Noc’s também. Já disse isto a propósito de outra receita sua, penso que também fosse sopa: adoro essa ideia de levar os legumes a assar. Vou ter que fazer.

Deixe a sua pitada: