bolo de figos secos

bolofigoseco.jpg

Não tinha como não fazer essa receita extraordinária da querida Elvira que tinha tudo pra ser um hit na parada de sucessos. Me atrapalhei um pouco com as medidas, principalmente com o “1,5 dl” que eu nunca tinha visto, mas na Elvira mesmo tem uma página de equivalências e tudo acabou bem. Dá um bolão, então na próxima vez vou tentar fazer metade da receita. Como eu tinha um evento no domingo de manhã, levei o bolo e quase cansei de tanto ouvir elogios. Participei de uma yard sale com mais seis garotas. Eu vendi para arrecadar uma graninha extra pra Brazil in Davis. Como chegamos bem cedo no local, tivemos café, mimosas, donuts e o meu maravilhoso bolo de figos secos, que sem dúvida alguma deixou os donuts com complexo de inferioridade. Delicioso!

500 g de farinha para bolos com fermento
[* ou 500 g de farinha + 1 colher (sobremesa) de fermento em pó]
500 g de açúcar
400 g de figos secos [*misturei dois tipos, escuro e claro]
250 g de manteiga amolecida (ou margarina vegetal)
6 ovos
1,5 dl/ 150ml/ 5oz de leite
5-6 colheres (sopa) de aguardente [*usei brandy]
1 colher (sobremesa) de canela em pó
manteiga e farinha para a forma

Cortar os figos secos em cubinhos pequenos e colocá-los numa tigela. Regar com a aguardente, envolver e deixar macerar por 1 hora. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda de buraco com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar. Numa tigela, bater muito bem a manteiga com o açúcar. Juntar os cubinhos de figo previamente escorridos (reservar a aguardente) e envolver. Adicionar os ovos, a canela, o leite e a aguardente reservada. Misturar muito bem. Incorporar a farinha previamente peneirada, sem parar de bater até a massa ficar lisa e homogénea. Transferir a massa para a forma e levar ao forno por aproximadamente 1 hora, a 180ºC. Verificar a cozedura da massa com um palito ou uma lámina fina. Desenformar o bolo e deixá-lo arrefecer sobre uma grelha.

11 comentários em “bolo de figos secos”

  1. Este bolo é mesmo uma delícia. Já faço esta receita há alguns anos, e já a minha mãe o fazia, e sempre foi um dos nossos bolos preferidos.
    Façam o bolo que não se arrependem…

  2. quando vi essa receita na cozinha da Elvira, só faltou em me jogar em cima da tela, e agora acontece o mesmo…fico pensando pq não cehgamos na época dos jetsons e não tem uma máquina q faz oq queremos em um minuto…pois eu adoraria tomar denovo cafe da manha, ams agora com esse bolão! beijos

  3. Querida Fer, fico sinceramente muito feliz por você e os seus amigos terem gostado deste bolo tão típico da minha região. 🙂
    Ficou lindo!
    Beijãoooooo

  4. Eu adoro figos em bolos e este imagino que tenha ficado bom mesmo, so pela “cara” dele, da vontade de provar um bocadinho… ficou bonito!!
    Bjinhos 😉

  5. Fer, você ama figos, não???? Eu também e confesso que nunca comi um bolo assim…fiquei babando pensando no sabor dos figos macerados com brandy…hummmmmmm! A Elvira tem umas receitas divinais mesmo!
    Beijos!

Deixe a sua pitada: