Sayra’s cornbread

Como um simples cornbread pode se transformar numa peregrinação de dois dias? Eu explico: queria fazer um cornbread, porque já estou com uma abundância de espigas de milho na geladeira. Mas fazer um cornbread não é tarefa tão simples, quando você tem uma dezena de livros de receitas norte-americanas, metade deles com receitas de famílias sulinas. São inúmeras variações dessa maravilhosa iguaria, que pode ser feita de diversas maneiras, salgada ou doce. Passei dois dias folheando livros, procurando a receita exata, que preenchesse os requisitos do que eu queria fazer.

*parênteses: preciso parar de comprar livros.

No final da extensa busca, encontrei o que eu queria no livro Sundays at Moosewood Restaurant. Invés do cornmeal comum, usei o stone ground blue cornmeal, que é feito com o milho azul e vira uma farinha de cor azulada, puxando pro indigo. O resultado fica bem interessante, pois o bolo fica mais escuro, com pontinhas azuladas. Para usar o milharal, resolvi rechear o cornbread com os grãos. Ficou bem gostosinho.

bluecorncake.jpg

2 ovos
1 xícara de leite ou buttermilk
1/2 xícara de óleo
3/4 colher chá de sal
1/4 xícara de açúcar mascavo – opcional, não usei
4 colheres de chá de fermento em pó
1 xícara de cornmeal amarela ou branca * usei azul
1 xícara de farinha de trigo [pode usar 1/2 comum, 1/2 integral]

Pré-aqueça o forno em 400ºF/205C. Numa vasilha grande bata com o batedor de arame os ovos, leite, óleo, sal e açúcar, se for usar. Bata bem. Acrescente o fermento e bata até formar uma espuminha. Coloque a farinha e o cornmeal. Bata bem até ficar bem lisa. Coloque numa forma untada e asse por uns 20 minutos. Eu recheei com milho cozido – uma espiga, que fervi e raspei com a faca, bastante salsinha picada e cubinhos de queijo monterey jack.

8 comentários em “Sayra’s cornbread”

  1. Fer, esse seu cornbread ficou de matar! Mto melhor do q o q eu fiz…ehehe Tá com aspecto bem molhadinho, deve ter ficado tudibom!
    E eu sou como vc: adoro ficar procurando versões de uma receita, mesmo q já tenha uma em mãos…

  2. Quer dizer que é um bolo? Quando comecei a ler pensei que fosse um pão recheado. Ficou super lindão,parece que tem papoula dentro…beijo prá ti!

  3. Aqui em casa fiz uma vez um cornbread, mas não fez sucesso. Vou copiar a sua receita para fazer um dia.
    E quanto ao café, não deixe muito tempo guardado, ele perde aroma e potência. O ideal é armazenar na geladeira em pote hermético e consumir em 15-20 dias. bjo.

  4. E nao eh que ficou bonito seu cornbread!!!
    Eu e Matheus estamos comendo milho aos montes esses ultimos dias! As espigas estao tao fresquinhas e o milho perfeito! Ai como milho eh bom!
    Ana

  5. Apesar de termos milho à vontade aqui durante o ano quase todo, nunca fiz cornbread. Porém achei sua receita bem simples e apetitosa. Já anotei para o café de domingo. Bjs. ;o)

Deixe a sua pitada: