pudim de croissant com ameixa

pudimcroissant.JPG
brunchdomingoscarlet.JPG
brunchdomingoscarlet.2.JPG

Para um brunch de domingo na casa de uma amiga, resolvi fazer uma receita que vi no Chow e que tinha imprimido e reservado. Mais uma das que eu gosto: fácil, diferente e saborosa. É um simples pudim de pão, só que feito com croissants, o que faz uma diferença e tanto. Fica um pudim de pão delicado, mas com sabor intenso.

Croissant and Prune Bread Pudding
1 xícara de ameixas secas de ótima qualidade
1/3 xícara de Armagnac ou Brandy
2 xícaras de half-and-half — um creme de leite diluído
1 xícara de leite integral
4 ovos grandes
2 gemas
3/4 xícara de açucar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de extrato de amêndoa
5 ou 6 croissants picados em pedacinhos

Corte as ameixas em pedacinhos e ponha de molho no Brandy por uns 10 minutos. Pré-aqueça o forno em 325°F/165ºC. Coe as ameixas e reserve o Brandy. Numa vasilha grande bata bem o Brandy, o half-and-half, o leite, os ovos, as gemas, o açúcar, os extratos de baunilha e amêndoa. Num refratário retangular grande, coloque os croissants picados, salpique com as ameixas amolecidas no Brandy, jogue a mistura de leite e ovos por cima e deixe absorver por uns 15 minutos. Salpique o pudim com açúcar demerara e leve ao forno sobre uma forma com dois centimetros de água fervendo. Asse nesse banho-maria por 1 hora. Retire do forno e sirva morno, em temperatura ambiente ou gelado, acompanhado de sorvete de baunilha ou de molho de caramelo. Eu servi o pudim puro e não sobrou nem uma lasca.

7 comentários em “pudim de croissant com ameixa”

  1. ei fer,
    como eu sempre faço pudim de pão usando sobras de pães e como evidentemente croissant não é coisa que sobre aqui em casa, nunca tinha nem pensado nisso! 🙂
    mas a idéia é excelente e eu vou testar!
    beijocas.

  2. Fezoca o pudim está com uma cor bonita…eu provava e era já!!!! Receita fácil…no fim de semana vou experimentar pois tenho aqui uma loja com croissants muito bons.
    Que belo brunch…a mesa está recheada de coisas boas, foram momentos bem passados com certeza.
    Beijinhos grandes

  3. Fer eu amo pudim de pao. Acredita que nunca fiz?? KC nao gosta, mas tb nunca provou um feito no estilo brasileiro – nao sei se faz diferenca, mas eh onde eu comia.
    Adorei a receita com croissants, imagino a delicadeza..yum!:))
    Bjs e obrigada por dividir:))
    Bri

Deixe a sua pitada: