massa para pizza

Não iria ser uma simples massinha de pizza a me passar a perna, não senhoures! Sábado passado deu tudo errado, mas neste sábado eu retomei a receita e jurei pra mim mesma—desta vez VAI dar certo. E deu!

A receita deu para duas pizzas, a massa bem fininha e crocante. Fiz na batedeira elétrica, que é como a receita ensina. Mas pra quem não tem uma batedeira robusta com acessório para sovar massa, a única solução é arregaçar as mangas e botar as mãos na massa pra sovar—e muito!

Receita tirada da edição de Junho de 2006, da revista Martha Stewart Living

Massa para Pizza
1 xícara de água morna
1/2 colher de chá de açúcar
1 envelope de fermento biológico seco – 2 1/2 colheres de chá]
1 colher de sopa de azeite
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de semolina
2 colheres de chá de sal grosso

Coloque a água na vasilha da batedeira. Adicione o açúcar e o fermento, mexa bem com uma espátula até o fermento e o açúcar dissolverem. Deixe descansar por 5 minutos, até formar uma espuminha. Adicione então o azeite, o sal e as farinhas. Coloque a pá na batedeira e misture bem os ingredientes. Troque a pá pelo acessório de bater massa e deixe a massa batendo por 5 minutos. A receita pede que se sove na mão depois disso, então eu deixei sovando na batedeira por mais tempo, só pra não precisar suar a camisa. Quando a massa estiver bem elástica e e macia, coloque numa vasilha untada com azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer num lugar quentinho por 3 horas. A minha massa não precisou de três horas pra crescer, em 1 e meia ela já estava o dobro. Fico macia, bem fácil de abrir com o rolo. Deu duas pizzas.

6 comentários em “massa para pizza”

  1. Oi Fer,
    Qual e o seu topping preferido?
    Eu li os seus posts da sua viagem pro Brasil e fiquei babando com a pizza no brick oven. Voce vai construir um ai em Davis? Me de dicas pois tambem iria adorar ter um aqui!
    Beijos, Leticia

  2. fer, deu quase tudo certo, tirando a minha falta de jeito pra abrir a massa… confesso que tive que colocar mais farinha, porque a coisa não estava funcionando. em compensação, com a massa que deixei na geladeira de ontem pra hoje a coisa funcionou muito melhor. deu pra abrir numa boa, a pizza ficou mais fininha. enfim, a moral da história é que, mesmo com alguns percalços, os meninos ficaram felizes e encheram bem a pancinha :o) bjs

  3. Sábado passado eu fiqui na dúvida entre sua pizza caseira ou o polpettone.. decidi pelo segundo e a receita tá lá no site… mas adivinha quem vai ser a estrela nessa semana? Que bom q deu certo!

  4. ai, fer, tô aqui em casa sofrendo porque nunca fiz massa de pizza e resolvi experimentar aquela da patrícia scarpin. o problema é que eu não tenho balança pra pesar os ingredientes, então tive que usar outros métodos e um pouco de bom senso. só não sei se a massa vai entender o meu “bom senso” e crescer direitinho, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! agora estou vendo que você deixou a sua crescer num lugar quentinho e ela disse que poderia deixar de um dia pro outro na geladeira (???). fiquei em dúvida sobre o que é melhor. bom, depois volto pra te contar o resultado (ou o fiasco, conforme o caso…) bjs

Deixe a sua pitada: