Gravlax

Eu perguntei e o Rodrigo não só gentilmente respondeu, como também ofereceu a receita nos micros-detalhes. Fiquei encantada com o preparo desse salmão, que apesar de não ser cozido eu tenho certeza que encaro tranquila. Vou fazer o gravlax no Natal, quando terei a presença da parte norueguesa da família e poderei abafar!

– – – – – – –

A receita do Rodrigo:
O GRAVLAX é um prato nórdico que utiliza a técnica de “temperar para preservar”. Além de gostoso, fica lindo se você conseguir fatiar o salmão bem fininho sem perder a crosta de temperos que se forma. Costumo fatiá-lo e montar o prato em forma de girassol… fica lindo.

– 1 filé de salmão com a pele
– 1/2 xícara de sal
– 1/2 xícara de açúcar
– 2 colheres de sopa de pimenta do reino em grão
– 1 colher de sopa de conhaque
– 3 colheres de sopa de dill
Pode ser acompanhado por este molho ou por creme azedo (sour cream):
– 3 colheres de sopa de mostarda
– 3 colheres de sopa de vinagre
– 1 colher de sopa de açúcar
– dill picado
– 1 colher de sopa de maionese

Lavar o salmão e com ajuda de uma pinça tirar as espinhas do meio. (Deslizando os dedos, sente-se as espinhas). Furar com um garfo e passar o conhaque. Amassar a pimenta com um rolo. Esfregar o açúcar misturado com o sal sobre toda a superfície do peixe. Esfregar a pimenta e o dill bem picado apertando para aderir. Colocar em um refratário com a pele para cima. Cobrir com papel filme e colocar outro refratário por cima. Colocar um peso sobre o refratário. Deixar marinar na geladeira 3 dias, escorrendo o liquido que se forma, a cada dia. Espalhar bastante dill picado. Cortar em fatias super finas. Servir com pão preto ou blini.

5 comentários em “Gravlax”

  1. fer, a Ina Garten preparou um prato assim outro dia no seu programa. EU achei interessantissimo mas, pelo que vi, da trabalho pra cortar. Tem que ser uma faca afiadissima.

  2. Sempre tive vontade de preparar este prato! Agoro preciso encontrar um bom salmão. Só uma pergunta, o dill é a erva-doce fresca não é? Você usa só as folhinhas?

  3. Adorei ser publicado aqui. Que honra e quanta responsabilidade… uma receita minha para agradar os criadores originais!
    Vou fazer neste final de semana e mando uma foto do prato para ilustrar melhor. Será que alguém entendeu como é um prato montado como girassol??? Será que Van Gogh cozinhava??? Coisas de um romântico na cozinha. rsrsrs

Deixe a sua pitada: