Consciência pesada

Fomos comer caranguejo e camarão num desses restaurantes barulhentos e atravancados e badulaques pendurados no teto, que marcam presença em cidades em beiras de rio ou mar. Me contaram então como se cozinha o caranguejo ou siri—nunca sei se são sinônimos com sotaques regionais, ou coisas completamente diferente—para que a carne fique macia, suculenta e com muito sabor. É o horror dos horrores! Os bichos são mergulhados vivos em água fria e vão cozinhando lentamente….

O caranguejo que comemos não passou por essa tortura. Foi morto e congelado antes de ser cozido. Menos mal. Mas o assunto foi pra uma área muito complicada e realmente difícil pra mim. Falamos dos frangos de granja que vivem uma vida curta e sofrida, sendo alimentados forçadamente de duas em duas horas, e das pobres vacas que viram bife, e das lagostas jogadas vivas na água quente, e dos peixes degolados. Sinceramente, se eu pensar muito viro vegetariana. Alias, não viro, mas sim desviro, pois tenho certeza absoluta que nasci uma vegetariana e fui lobotizada para me tornar uma carnívora. Minha mãe que sabe o sofrimento que era me fazer engolir um bife. Resisti a minha infância toda, até me libertar na minha adolescência, quando eliminei todas as carnes da minha dieta. Se proteína animal é imprescindível para o crescimento do ser humano, eu certamente sou uma aberração, pois cresci – e muito, sem ela.

Hoje eu como carne vermelha, peixe, camarão, carangueijo, lagosta, frango, mas tudo em moderação. Porco muito de vez em nunca. Não como molusco de nenhum tipo, nem sapo, escargot, paca, cobra, macaco, capivara, jacaré. Também não como coelho, nem pombo, nem vitela. Fico satisfeita e feliz com um bom prato de espaguete ao alho e óleo, queijo e pão.

5 comentários em “Consciência pesada”

  1. olha, aqui em casa, por meus pais serem baianos, comemos caranguejo sempre que podemos. não sei se há varios modos de se cozinhar os bixinhos rs mas aqui em casa coloca-se em agua fervente. é chocante mesmo mas dura segundos. e caranguejo ou siri congelados perdem completamente o sabor … bjão, adoro esse blog!
    Viviane

  2. olha, aqui em casa, por meus pais serem bahianos, comemos caranguejo sempre que podemos. não sei se há varios modos de se cozinhar os bixinhos rs mas aqui em casa coloca-se em agua fervente. é chocante mesmo mas dura segundos. e caranguejo ou siri congelados perdem completamente o sabor … bjão, adoro esse blog!
    Viviane

  3. fere,
    eu tambem nao sou da carne, tanto que e a unica coisa que tenho muita dificuldade em preparar na cozinha.
    desde crianca sou fazona de vegetais de todos os tipos. por ter crescido num quintal enorme – da minha avo italiana -, eu era do tipo que colhia cenouras na horta, limpava na calca e comia cruas.
    mesmo assim, eu como de tudo. como ra, avestruz, javali, escargot, so nao como aipo. adoro carne mal passada, pro desespero dos garcons brasileiros, que insistem em dizer que isso nao e coisa de mulher.
    hoje em dia eu sinto falta de proteina animal, talvez por estar longe do brasil e a oferta por aqui nao ser das melhores. estive la na semana passada e me afundei em varias churrascarias, nem parecia eu!
    um beijo!

Deixe a sua pitada: