bolo de pinhão
A maior parte daqueles pinhões que ganhei no verão estava congelada para virar algo especial no inverno. Afinal de contas pinhão é [era pra mim] comida de frio. Procurei muito por uma receita de bolo, mas olha foi um clica-clica sem fim, porque tudo o que eu via levava [primeiramente] uma lata de leite condensado. Mas será o benedito? No final achei uma receita que me agradou numa página do governo do Paraná. Mas era aquele esquema sem muito detalhes, nenhuma informação se a colher de fermento era de chá ou de sopa, se o forno alto era 200 ou 180ºC, muito menos tinha detalhes insignificantes como tempo de cozimento. Adaptei de acordo com o meu bom senso e experiência na cozinha e felizmente o bolo vingou. E ficou bem gostoso, com um jeitão de pão de ló e praticamente substituiu o panettone no nosso Natal.
1 xícara de pinhão cozido e descascado
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho [maizena]
1 xícara de leite integral
3 colheres de sopa de manteiga
4 ovos [claras e gemas separadas]
1 colher de chá fermento em pó
Pré-aqueça o forno em 400F? 205ºC. Unte uma forma redonda com furo no meio com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. Moa os pinhões num processador e reserve. Na batedeira bata as claras em neve e reserve. Numa outra vasilha bata bem as gemas, a manteiga e o açúcar até ficar um creme bem liso. Peneire a farinha de trigo e a maizena e vá colocando no creme de gemas e manteiga bem devagar, alternando com o leite. Junte os pinhões moídos e incorpore bem. Por último acrescente as claras em neve e o ferment em pó. Coloque a massa na forma untade e asse por 30/40 minutos, até o bolo ficar bem dourado e a massa cozida no centro. Remova do forno, deixe esfriar bem e vire o bolo num prato ou travessa.
Comentários
Adicione seus temperos
Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!
Fer, adoro pinhão!
Não vejo a hora de testar essa receita!
Será que também fica bom se apenas picar os pinhões, ao invés de moe-los? Assim, pode-se saborear melhor o sabor deles... Huuum, dá água na boca só de pensar!
Obrigada pela receita!
bjs,
Sil
R: Sil, acho que dá sim! se fizer, depois me conta, tá? beijos
Sim, Fer, esses mesmos :)
A Tessa Kiros tem um bolo de laranja, azeite e pinhão muito bom para tomar com um chá. Publiquei no blog há uns meses e não leva leite condensado mas os pinhões são dos nossos, aqueles que não precisam ser cozidos :)
R: esses pinhões são os pinoles--pine nuts?
Fer,
Parece tao fofinho! Surpreendente! Imaginei que com pinhao ficasse mai massudo.
Tentarei!
Beijao
Que bolo bonito. E com cara de estar super fofinho. Nunca comi nada com pinhão, mas me deu vontade de provar. Abraços e bom fim de semana.
R: Valeria, tudo com pinhão é uma delicia! bom final de semana pra voce tambem!
Um final feliz....
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e bom fim de semana...
Que 2013 seja um ano muito feliz...
R: Susana, obrigada! pra voce tambem. beijo :-*