torta rústica de pera
Ainda estou relendo revistas velhas, pra poder reciclar tudo com a segurança de que não estou perdendo nada. Tenho rasgado as páginas que me interessam, com receitas e idéias. A dessa tortinha saiu de uma revista Sunset de setembro 2008. Decidi por ela porque queria gastar uma massa folhada que estava no congelador e usar umas peras bem lindas que tinha comprado no Farmers Market. A massa da marca Dufour é a melhor que existe por aqui pra se comprar congelada. Ela é feita apenas com farinha de trigo e manteiga. Não tem conservante, corante, gordura hidrogenada e outros quetais. Qualquer receita feita com essa massa já tem 50% de sucesso garantido. Usei também um crème fraîche local que é simplesmente o fino da bossa. Dá pra fazer essa torta com outras frutas. Eu repeti com pêssegos e nectarinas.
1 folha de massa folhada de 25X30cm
3 peras maduras e firmes
1/3 xícara de geléia de laranja [*usei de damasco]
1 gema de ovo batida [adicionei um pouquinho de água]
2 colheres de sopa de açúcar turbinado
6 colheres de sopa de crème fraîche
1 e 1/2 colheres de chá de açúcar
Pré-aqueça o forno em 375°F/ 190ºC. Unte com manteiga ou forre com papel vegetal duas assadeiras grandes. Abra a massa numa superfície untada com farinha e corte em 6 retangulos. Coloque a massa nas formas untadas ou forradas.
Corte as peras em fatias bem finas. Arrume as fatias sobre as massas, deixando 4cm de borda. Aqueça a geléia numa panelinha e pincele sobre as fatias de pera. Dobre as bordas sobre as peras, pincele com o ovo batido e salpique com o açúcar turbinado [pode usar o cristal]. Leve ao forno e asse por uns 30 minutos. Remova do forno e deixe esfriar.
Bata o crème fraîche com o açúcar [eu omiti o açúcar] e sirva sobre as tortinhas, mornas ou frias.
Comentários
Adicione seus temperos
Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!
Fer, você comprou a massa no Whole F? Tenho uma massa congelada gluten-free deles que ainda não provei e estou com medo do sabor ser muito acentuado. Achei linda esta receita e adoraria levar no jantar de ano novo (estou tão cansada e sem idéia neste final de ano e outra gestação).
Obrigada pela ajuda e inspiração!
R: Isa, sim comprei no WF. essa massa é muito boa! beijos,
Com alguns dias de atraso, feliz aniversário! Desejo muitas e muitas coisas boas na sua vida, que você, muito generosamente, compartilha com a gente.
1 beijo
R: obrigada, Valéria! :-**
Fer,
sou sua fa, leio seu blog quase todos os dias e adoro suas receitas simples e bacanas!!
Cheguei da California ontem, fui para Berkeley (comer no Chez Panisse, claro!) e passei pelo Napa Valley! Lembrei de voce e de suas historias!
Voce mora em um estado lindo!! Cada cidadezinha que visitei e uma fofura!! Adoreis!!
Beijinhos!!
R: bem-vinda, Gabi! e aproveite muito! beijo :-*
Ficaram lindas, hein, Fer?
Também faço isso. Rasgo as páginas de revistas velhas que me interessam e monto um banco de dados.
Ah! Feliz niver.
Que receita maravilhosa. Adoro esse tipo de torta. Abraços, Adriana.
Excelente proposta :D em breve farei esta experiência na minha cozinha. Adoro pêras e esta será mais uma aplicação :D
Obrigada pelas ideias
bjo
Mssco