radichio com aliche
Para usar esses lindos radicchios di Verona, tirei a receita de um outro livro belíssimo da Tessa Kiros, o Venezia — food & dreams. Pra quem gosta do amarguinho dessa verdura, a adição da docura intrigante do molho de aliche faz dessa salada um prato completo e perfeito.
Usei:
2 radicchios pequenos bem lavados e cortados em quatro
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho grande amassado
4 filés de aliche [anchova] em azeite [coe o azeite]
1 colher de sopa de alcaparras [coadas]
1 colher de sopa de vinagre de vinho
Coloque os radicchios cortados em quatro numa travessa. Numa panela, coloque o azeite, o dente de alho e os filés de aliche e aqueça em fogo baixo, esmagando o aliche com um garfo, até ele dissolver e formar uma pasta. Remova do fogo, adicione as alcaparras. Deixe esfriar um pouquinho, remova o alho esmagado. Jogue esse azeite sobre as folhas de radicchio. Na panela, adicione o vinagre e com a ajuda de uma colher de pau ou espátula, limpe bem todos os resíduos do azeite com aliche. Jogue esse vinagre sobre os radicchios e sirva, como acompanhamentou ou entrada, junto com pedaços de pão rústico.
Comentários
Adicione seus temperos
Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!
Vi essa verdura no supermercado e fiquei com vontade de experimentá-la, pois acho que deve ser bem saudável. Quando experimentei cru na salada, não suportei o amargor. Gostaria de saber se existe alguma maneira de prepará-lo de forma que o sabor fique agradável, pois preciso da saúde dos vegetais, quero adotar todos que for possível. O jiló é amargo e eu amo quando a minha esposa prepara. Um abraço a todos!
R: o radichio fica menos amaego se assar por uns minutinhos, regad com balsamico.
Ontem estava à procura do que fazer com um lindo radicchio que havia comprado. Não encontrando nada de interessante inventei uma receitinha que ficou boinha...Enquanto a pasta cozinhava, tostei nozes picadas com um tantinho de pimentas e sal. Reservei. Dourei alho em azeite e salteei o radicchio. Feito, deitei a pasta, cobri com o radicchio, as nozes e finalizei com fitas de parmesão...nham, nham.
Vou experimentar a sua receita. Deve ficar muito bom o amarguinho da verdura com o aliche.
Abraços,
Cláudia
Obrigada, Fer, estava mesmo procurando algo diferente para fazer com essas maravilhosas belezinhas; o que a Ana postou já provei e aprovei, farei o seu amanha!
Olá Fer...
Estou para comentar no seu blog há um tempinho, mas estava numa correria caótica!
Há menos de um mês me mudei com o marido para os Estados Unidos, mais especificamente Berkeley..E escrevo só para dizer que vc, junto com o blog Hotel Califórnia, me animou e empolgou para mergulhar nesta nova aventura! Sou grata pelas suas delicadas palavras, além das guloseimas lindas q vc prepara!
Um beijo e parabéns por este blog tão especial!
Ah, também fiz um blog...Só que ele ainda está engatinhando...De qualquer forma, quando puder, passa lá para nos conhecer
www.blogsweet-home.blogspot.com
Eu nao gosto de aliche, mas uma vez comi grilled radicchio e achei uma delicia so! Ja experimentou Fer? Eu gosto dessas folhas amarguinhas!
Beijos!
Ana
R: sempre faço grelhado ou assado, quis variar e fazer cru. achei ótimo. quem realmente gosta de radicchio aqui é o Uriel. beijo