a salada básica do verão
Essa salada é um coringa aqui em casa nos dias em que somos engolfados pelas ondas de bafão típicas do nosso verão seco e tórrido. A base é a famosa niçoise, que já fiz em inúmeras versões. É só cozinhar uns ovos caipiras, abrir uma lata do melhor atum conservado em azeite que você tiver na despensa e a partir daí improvisar com o que mais quiser e gostar. Desta vez usei edamames, feijão branco gigante, burrata cortada em fatias grossas, azeitonas castelvetrano temperadas com pesto de manjericão e sementes de girassol, e uns tomatinhos cerejas cortados ao meio. Eu tempero cada ingrediente separado, por exemplo, o feijão branco com óregano fresco e azeite, os tomatinhos com tomilho e balsâmico, as edamames com limão e flor de sal, o atum com ciboulettes e azeite. Fica uma refeição completa, pra ser servida acompanhada de um vinho branco gelado.
Comentários
Adicione seus temperos
Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!
E aí Fernanda, fiz uma variação aqui da salada, mas sem o atum (que acho que é básico, pelo que entendi). Na verdade, a idéia da salada é que é boa, um prato grande bem diversificado. Fazia um tempo que não comia ovos cozidos e ficou perfeito.
Aliás, por influência do seu blog, estou lendo os livros do Michael Pollan. Muito bom, só que eu tenho medo de deixar um fanatismo por outro. Já li "O dilema do onívoro" e estou lendo "em defesa da comida". São livros fantásticos, daqueles que a gente lê e pensa: por que não li esse livro antes? por quê?
Obrigada pelas dicas!
Uma das saladas mais lindas que eu já vi mas que infelizemente ainda não provei. Mas isso mudará!
beijinhos Fer
Que delicia Fer! Nos fizemos aqui em casa essa semana q passou, eh tao pratico e gostoso comer salada assim no verao, e eu gosto muito mais assim do q salada so de folhas, fica uma refeicao completa mesmo.
Matheus adorou, principalmente as batatinhas q eu temperei morninhas e pegaram bem o gosto do vinagrette de ervas q eu fiz.
Ai, mas burrata.... deixou a sua salada over the top. Eu adoro mozzarella fresca, burrata entao eh show!
Beijos!
Ana
OI Fer,
Linda essa tua salada!
Infelizmente aqui está muito frio para eu arriscar tentar.hehehe
Adorei o post que vc indicou martha S.Entrei no site dela e me apaixonei pela sua horta.Infelizmente eu não consegui entender algumas coisas.snif snif
Ela tem um plano de plantio (tipo uma rotação de cultura,~não consegui achar no site dela.)
EU me perco mto..hehehe
Bom..Era isso grande beijo no coração
Kaká
Fer,
Mais uma dica maravilhosa! Entrei na onda da gelatina, por enquanto estou aproveitando as cerejas. Aqui temos um mormaco horroroso, que somado ao calor ... Beijos, Maria
Oi Fernanda.
Adooooro o seu blog. Sua maneira de escrever e s/ receitas s/ deliciosas.
Fiz este bolinho de anis com azeite do post ai de baixo.Ficou delicioso.Super simples e pratico heim? Sou tbem "food fanatic" e leio s/ blog todos os dias.Religiosamente.
Bjus
Milza
A nossa Primavera está tórrida por aqui e hoje também saiu uma saladinha de atum com milho, tomate e queijo :) Não tem nada melhor!