torta de cebola & ricota
Fiz essa receita inspirada numa outra um pouco diferente, publicada no livro Vegetarian Suppers da Deborah Madison. Usei outro tipo de massa e de queijo. Ficou muito boa e como faz uma torta grande garantiu mais de uma refeição. Ela fica ótima tanto morna, quanto fria.
4 cebolas pequenas raladas bem fininho no mandoline
Sal marinho e pimenta do reino moída a gosto
Azeite
2 colheres de chá de alecrim fresco picadinho
2 ovos
1 xícara de ricota
Uma massa para torta que forre uma forma de 22cm * usei a folhada/ phyllo
Numa panela robusta refogue a cebola ralada fininho no azeite, temperando com o sal. Tampe a panela e deixe a cebola cozinhar até ficar dourada. Vá olhando, para não grudar no fundo da panela, nem queimar. Adicione o alecrim e a pimenta do reino moída na hora. Desligue o fogo.
Prepare a massa na forma. Se precisar pré-asse. Eu usei uma massa folhada—phyllo dough. A minha era uma massa folhada integral, que eu vi pra vender no Co-op e quis testar. Apenas untei a forma com manteiga, mas se você for usar essa massa e quiser pincelar também as folhas com manteiga, tá valendo.
Prepare o recheio, misturando a ricota, os ovos e a cebola refogada com o alecrim. Coloque o recheio sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido em 400ºF/ 205ºC até a massa ficar bem dourada e o recheio firme. Sirva morna ou fria. Eu acompanhei com uma salada simples de folhas de alface.
Comentários
Adicione seus temperos
Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!
Fer, eu fiz e ficou uma delícia!
A massa eu fiz um paté brisé básico que aprendi no http://www.lacucinetta.com.br/ e usei seu recheio. Minha roomate que ODEIA ricota, comeu e repetiu. Tudo de bom!
R: iuruu, Andrea! que bom!:-)
Fer,
lindona essa torta! Adorei as bordinhas deitadinhas para fora...e o recheio deve ficar incrível!
Hummmmmm!
Beijos!
Linda torta, Fer.
Pessoalmente, ando cada vez mais fã da Deborah Madison! :)
Bjos
essa massa biológica é que me dava cá um jeitaço!!!Aqui no Algarve acho que é preciso mais uns bons anos p'ra chegar, chuif!!! que poupança de trabalho não é?
beijo
Mais que tudo gostei da massa e da maneira que está na forma :)
Ficou bonita!
hummmm nesse finalzinho do dia ...tá' bem preciosa essa torta sua!