capeleti no caldo
Minha cunhada Patricia fez o capeleti no caldo [cappelletti in brodo] no mesmo jantar em que meu irmão fez o seu famoso macarrão. O capeleti no caldo foi servido como entrada. Esse prato precisa de um pouquinho mais de tempo e paciência—mais ou menos uma hora e meia para fazer capeletis suficientes para alimentar cinco pessoas. A massa foi a mesma do macarrão, só que deixada mais grossa. Usamos caldo de legumes orgânico. Ficou incrivelmente bom.
200gr de carne moída
1/4 de cebola
Um dente de alho
Dois ramos de salsa e dois de cebolinha
Sal, pimenta e noz moscada moída a gosto
2 colheres de sopa de azeite
Queijo grana padano ralado
Farinha de pão o quanto baste
1 ovo
2 litros de caldo de legumes ou frango
Refogar alho e cebola picadinho no azeite, juntar a carne moída, depois salsinha e cebolinha picadinhas, temperar com sal, pimenta e noz moscada moída. Colocar esse refogadinho no processador e bater bem com um ovo, queijo ralado e farinha de pão, até formar uma pasta. Rende bastante.
Para a massa do capeleti, meu irmão usou uma xícara pequena de farinha de trigo para cada ovo grande. Trabalhar a massa com as mãos e passar no rolo da máquina de macarrão até o número dois apenas. Deixando a massa mais grossa, o capeleti nao fura quando estiver sendo cozido.
Para fazer os capeletis, corte pequenos quadradinhos de 3 X 3 cm e coloque no meio o recheio—apenas uma bolinha do tamanho de uma ervilha. Dobre o quadradinho num triangulo, junte as duas pontas e se quiser dê uma viradinha, pra formar o "chapéuzinho" do capeleti.
Cozinhar por uns 6 minutos no caldo de legumes [ou de frango*] e servir com queijo ralado fresco. Usei o Grana Padano.
*A Patricia faz o capeleti no caldo de frango, que ela faz em casa com a carcaça que sobra do frango assado.
Comentários
Adicione seus temperos
Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!
AMOOOO de paixão os eu blog.. Temos um caso de amor secreto..
Minha mãe faz este capeleti, mas ela recheia com frango e usa a carcaça para fazer o caldo.
Fica divino...
Parabéns pelo blog!!
ps: morro de inveja da sua cozinha! XD
Uma inveja saldável.. calma!
Um abraço!
ai, eu ando apaixonada por fazer pastas em casa.
Pena que não tenho NADA de tempo... e tbém não tenho a máquina pra abrir a massa, o que faz do processo ainda mais demorado
capelleti in brodo me lembra meus avós---hum, que vontade que deu!
Acho que nem aqui na Italia fazem mais os cappelletti na mao!! (por aqui,esse tipo de pasta e' mais conhecido como "tortellini" ou "tortellone", depende do tamanho!!!)
Lindas fotos! =)
Ciaozinho!
Nossa que delicia,capeleti caseiro!!!Faz tempo que nao como um capeleti gostoso,mas já fiz muitos porque meu sogro tem uma rostiseria em Londrina-Pr a mais de 20 anos e quando morei lá,como nao sou boba nem nada me grudei na japa que fazia as massas e tudo de bom que eles tem pra vender e aprendi fazer....ummm com o frio que esta por aqui uma sopinha desta era tudo que eu queria agora....(desejos de gravida friolenta hehehe)Beijos
Fer, nunca provei mas deve ser uma maravilha! Vou guardar para experimentar =)
bjs, bom fim-de-semana
Eu confesso que não sei se teria paciência para isso mas adoraria comer :)
ô, meu Pai! sopa de agnolini! em terra de italianos, aqui na serra gaúcha, é assim que nós chamamos este prato! s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l! verdadeira delícia! nos tradicionais almoços das paróquias, aqui nas redondezas de Caxias ou nos restaurantes da cidade, é pedida certa no domingo! aqui em casa, com mais frequência no inverno, faço seguidas vezes, mas nós compramos os capeletis prontos, nas padarias, fruteiras, mercadinhos ou até mesmo em grandes supermercados. sozinho, ou acompanhado de galeto, massa e polenta - frita ou brustolada, acrescido do mais do que tradicional churrasco é uma das comidinhas que mais "aquece o coração e alma"... ai que já me deu vontade...
bjus, Fer, prá ti e pros Mimis!
a sopa que mais aprecio! dá um trabalhinho modelar, mas vale cada segundo!
bjos