Clafoutis de cereja
As cerejas frescas estão abundantes, presentes em diferentes cores e variedades. Estão dulcíssimas e irresistíveis. Algumas teriam que virar um doce. Procurei e achei algumas receitas legais, mas como não estive no meu cem por cento neste final de semana, decidi por uma bem fácil. E não tem nada mais fácil que um clafoutis. Esse, de cereja, é um clássico. E essa receita é da avó da francesinha Fanny, que escreve um blog delicioso chamado Foodbeam.
Clafoutis de Cereja
[le clafoutis de ma grand-mère]
200g de farinha de trigo
120g de açúcar
Uma pitada de sal
3 ovos
80g de manteiga derretida
250ml de leite integral
500g de cerejas descaroçadas
Pré-aqueça o forno em 200°C /400ºF e unte uma forma de torta de 30 cm com bastante manteiga.
Na batedeira coloque a farinha, o açúcar e o sal e incorpore bem. Junte os ovos, um de cada vez, batendo em velocidade média. Quando a massa estiver macia, coloque a manteiga. Continue batendo, em velocidade baixa e vá colocando o leite. A massa deve ficar bem lisa.
Espalhe as cerejas pela forma untada. Coloque a massa por cima e leve ao formo por 30 minutos ou até o clafoutis ficar firme e dourado. Deixe esfriar e sirva. Nós gostamos mais no dia seguinte.
A massa desse clafoutis ficou com um amarelo intenso devido aos avos que use, todos da Felizberta!
Comentários
Adicione seus temperos
Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!
Fiz essa receita e gostei bastante. Tem consistência de pudim e fica doce suficiente, como me agrada.
Bjs.
Fer
Simples mas optima!Já a fiz 3xs!Publiquei com a devida referencia.
Obrigada e bom domingo!
Dear, question: should be fresh cherries?
Bjs - Karla
Fer:
Não sei por que mas me fez lembrar das tortas de amora da Vovó Donalda que eu imaginava fossem o máximo quando era criança e lia os gibis do Tio Patinhas....acho que eram bem gostosas como essa da tua foto.
Beijos
Na simplicidade reside o encanto, neste caso a delicia.
Que prato lindo!
Beijos
Vendo a sua foto do clafoutis esbocei um sorriso. Em casa, preciso assar em ramekins individuais ou cria uma intriga sobre quem comeu mais que o outro...rsrs
bjo.
Parece tão delicado, Fer.
Ando a morrer de vontade de experimentar Clafoutis de Cereja e depois de ver o seu post fiquei ainda com mais vontade! Vou ter que fazer esta receita em breve !
Bjs
Agora que as cerejas estao comecando a aparecer por aqui!
Eu e Matheus adoramos fresh cherries! Quem sabe tbem nao faco um clafoutis! (acredita q nunca fiz Fer? E nao eh por falta de receitas....!!)
Beijos!
Ana