sorvete de damasco seco
[ com pistacho ]
Para estrear o The Perfect Scoop do David Lebovitz que ganhei da querida Bri, decidi fazer a receita do sorvete de damasco seco com pistacho. Adoro esses dois ingredientes e acho que eles casam muito bem. Como o Lebovitz relata, os damascos secos da Califórnia são imbatíveis e foi o que usei. Também os pistachos são californianos. Aliás, o assunto aqui em casa agora é pistacho, já que o Uriel já está passando dias lá na fazenda dos dito cujos, preparando a maquinaria que vai ser testada durante a colheita. O sorvete ficou divino pro meu gosto, com a acidez adocicada da fruta misturada com a crocância dos verdinhos. Mas não foi sucesso absoluto de público e crítica, pois alguém não gostou e não comeu. Azar o dele, sobrou mais pra mim!
Dried Apricot-Pistachio Ice Cream
140 g/ 5 ounces de damascos secos cortados em quatro
[use os da California, se for possível]
3/4 xícara / 180 ml de vinho branco, seco ou doce
1/2 xícara / 70 g de pistacho sem a casca
2/3 xícara / 130 g de açúcar
2 xícaras / 500 ml de half-and-half *creme de leite diluído
Algumas gotas de suco de limão fresco, espremido na hora
Numa panela coloque os damascos picados e o vinho. Deixe cozinhar por 5 minutos, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por mais ou menos uma hora. Pique os pistachos com uma faca.
Bata os damascos no liquidificador com o açúcar, half-and-half e suco de limão. Deixe a mistura gelar um pouco e então coloque na sorveteira. Quando o sorvete já estiver cremoso, adicione os pistachos picados.
Comentários
Adicione seus temperos
Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!
Mais brave que eu Fer, que AINDA nao fiz nada..hehe..ficou com uma carinha tao boa!!
Bjs
Bri
Fer, aqui temos o damasco sírio, bem azedinho, e o chileno, mais doce. Será que os daí estariam mais próximos de qual?
E, ainda, "alguém" é difícil de agradar, né?
Bjs
Fezoca, esse gelado está delicioso, eu não provei mas a foto diz tudo...está cremoso e com esses bocadinhos de damasco a notar-se hummm...eu iria gostar de certeza!!!
Beijos
Como vc. faz para cozinhar tanto. Aí nos States o dia tem 42 horas.
Que maravilha isso.
adoro gelado e este ficou mesmo no goto....bjokas
Ai, Fer. Eu não ando deixando recados, mas não passo um dia sem te ver. São as fotos mais lindas do mundo.
Beijos
Esta é uma combinação muito interessante e que me atiçou a vontade.
Fer! Esta combinação para mim está perfeita,adoro os dois. Porém aqui em POA creio que damasco seco da Califórnia non ecziste..Ficou lindo,a textura parece perfeita e cremosa,creio que já podes abrir uma sorveteria que irás ficar rica..um beijo!
OI Fer, tudo bem? Estou voltando das férias hoje e vim aqui ler as tuas novidades, depois de ter viajado um pouquinho pela Italia e visto pratos diferentes, estranho mas pensava em vc, rs rs rs. Gostei dos sorvetes! Eu tinha respondido a algumas perguntas que vc me fez atraves do e-mail, vc recebeu? Bom fim de domingo.