crostata de damasco

apricotbiscuitcrostata.jpg

No pico da temporada dos damascos, com os frutos amarelos e doces em opulência no mercado, eu inventei de fazer esta receita e caí do cavalo. Gastei damascos frescos e pistachos numa torta que acabou no lixo, pois ninguém comeu. Eu até que comi umas duas fatias, mas alguma coisa no recheio de pistacho não me deixou feliz. Desconfio que foram os ovos...

Com os damascos dando os últimos suspiros no Farmers Market, me apressei para comprar uma quantidade que desse para fazer uma torta. Sinto muito, mas quando eu encasqueto, eu encasqueto. E fiquei com essa idéia fixa de fazer uma torta de damascos frescos. E fiz.

Decidi fazer a receita que vi no kitchen apartment therapy, um blog que eu adoro. Nem vou contar os detalhes trampolinescos de fazer a massa. Juro que me apavorei num certo ponto e achei que teria que jogar tudo fora e começar do zero. Culpa da minha pessoa alvoroçada, não da receita. No final, para a minha surpresa e alivio, a massa ficou ótima, abriu como uma beleuzura e assou macia e saborosa. Ufaaaaa! O recheio ficou perfeito pra mim, que não curto muito as coisas extremamente adocicadas e adoro todos os sabores das frutas. Vale lembrar que eu usei um pouco menos açúcar do que manda a receita, só que não percebi [como posso ser assim tão descabeçada?] que o açúcar da massa era mascavo, então usei o branco. Como não tinha buttermilk, usei half-and-half, que é um creme de leite fresco diluido no leite. Na decoração, pulei a parte do suco de laranja e misturei geléia de limão no rum. Mas trelelê à parte, o que interessa é que a torta ficou muito boa. A-le-lu-i-a!!

Apricot and Biscuit Crostata
Faz uma torta redonda de 30cm/ 12"

1 quilo de damascos frescos, descaroçados e cortados ao meio
1/4 xícara de açúcar [*usei um pouco menos de açúcar demerara]
3 colheres de sopa de rum ou brandy [*usei rum escuro]
6 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos
2 xícaras de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar mascavo [*distraí nesse detalhe e usei o comum]
1 colher de chá de sal
4 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de nos moscada ralada
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 ovo
1 xícara de buttermilk
1/2 xícara de suco de laranja
Açúcar de confeiteiro para decorar

Misture as frutas com o rum/brandy e açúcar. Deixe macerar.
Pré-aqueça o forno em 400ºF / 205ºC.
Forre uma assadeira com uma folha de parchment paper. Unte com manteiga e polvilhe com farinha.
Num processador misture a manteiga, farinha, açúcar, sal, fermento e especiarias e pulse até ficar bem incorporado. Separadamente bata o ovo com o buttermilk e vá acrescentando à mistura de manteiga e farinha no processador, enquanto pulsa, até obter uma massa consistente. Se precisar, acrescente mais farinha. Abra a massa e estenda na forma preparada com o papel e untada. Coloque a mistura de fruta no centro e dobre em volta, formando um círculo com borda grossa. Asse por 45 minutos.
Numa panela misture o suco de laranja com o rum/brandy que sobrou da marinada de frutas. Reduza em 2/3. Tire a crostata do forno e pincele com esse xarope de laranja. Pra economizar tempo, eu misturei uma colher sopa de geléia de limão com o rum e pincelei a torta. Polvilhe com açúcar de confeteiro. Sirva quando estiver fria.

Comentários

Putz!...Que torta deliciosa, amo damascos e adoro come-los com yogurte!
Bjo
Vera

Essa sobremesa tem um aspecto realmente divibal, Fer! :-)

Beijão.

Eu adoro damascos, como de qualquer jeito. Faço um Malabie (que é um manjar árabe) que fica uma delícia. E também gosto de rechear os damascos com gorgonzola.

Bjs

Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Fer!! Esse caldo de espinafre que postei, achei a sua cara, não me pergunte o porquê! Menina...sabe que tenho a ligeira impressão que vi uma torta muito parecida com essa sua no site da Martha Stuart? Não preciso nem dizer que farei assim que der, né?! Beijos!!!

Ai Fer, estáo perfeitos! estou até sentindo o gostinho deles de táo apetitosos, bj Fah.

Fer, ficou divinal, acho que vou por o lixo da minha casa do lado do seu..rsrsrs..um beijo!

Esta LINDA Fer, amei!!!
Aqui tbem estamos na epoca dos deliciosos damascos, mas eh tao curta, ne? Eu adoro mas eles aparecem e desaparecem muito rapido dos markets aqui...
Se eu achar de montao vou fazer sua torta tbem!
Beijos!
Ana

Fê, isso está uma obra de arte. Ai que delícia.

damascos frescos são tão gostosos...ai qdo vou pra argentina no fim do ano, é tão abundante no ultimo dezembro lembro que eram 5 kg por 4 pesos...e o epso tava mais barato q o real..imagine a festa de damascos....adorei sua crostata ficou lindaaa!! acho q farei com outra fruta mais disponivel no momento!beijos

Aiai, adoro damascos e este doce, ficou demais, demais, demais, demais de bão...
Beijinhos,

Os damascos frescos que encontramos no Brasil são ácidos em excesso ou aguados. Uma vez ganhei uns da tia do Marcel (estava muita ácido) e fiz um bolo invertido. Mas a sua crostata está muito apetitosa. bjo, Nina.

É uma tensão, né?

Adicione seus temperos

Para deixar um comentário digite seu nome e um e-mail válido. Digite também a mistura de letras e números que você vê na caixinha cinza [Captcha], logo após a caixa do texto. Muito obrigada!


Type the characters you see in the picture above.