queijo camembert vegano

Fiz um queijo camembert vegano que ficou muito interessante. Não é exatamente como o feito de leite, mas fica gostoso e comemos absolutamente tudo, assim com torradinhas feitas em casa. Usei essa receita, que é excelente porque dá pra pra visualizar o passo-a-passo no vídeo e nas fotos. Traduzi a receita básica aqui:

2 xícaras de castanha de caju crua, orgânica se for possível
4 cápsulas de probiótico à base de plantas
4 colheres de sopa de kefir de água. Se você não tiver, que foi o meu caso, substitua pela mesma quantidade de água filtrada
3 colheres de sopa de água filtrada
1/2 colher de sopa de sal marinho, sem iodo
1 pitada de de Penicillium Candidum

Observação: a maior parte do Penicillium Candidum vendido nos Estados Unidos é feito com produtos derivados de laticínio, portanto, se quiser um queijo 100% vegano certifique-se que vai adquirir esse ingrediente numa versão vegana. *eu comprei na loja online que a autora da receita recomenda.

Dia 1: mergulhe as castanhas de caju em água filtrada durante a noite.

Dia 2: Coe as castanhas e deixe a água escorrer bem.

Coloque as castanhas de caju em um processador de alimentos, adicione 1/4 colher de chá de sal, o kefir de água e água filtrada. Processe bem até obter uma textura bem lisa.

Abra as cápsulas probióticas, polvilhe o pó e adicione Penicillium Candidum. Processe novamente até que tudo esteja bem combinado.

Coloque a mistura em um recipiente de vidro, cubra levemente e deixe fermentar em temperatura ambiente por uma noite.

Dia 3: use a tampa de um recipiente, coloque uma forma de torta sem fundo sobre ele e, em seguida, coloque um pano de algodão ou gaze de fazer queijo. Coloque a mistura nele e empacote levemente. Dobre o pano de algodão sobre as bordas e pressione suavemente para alisar a mistura. Use o vasilhame para cobrir levemente, e deixe descansar na área mais fresca da casa, e deixe por uma noite.

Dia 4: retire a forma e desembrulhe a gaze. Polvilhe um pouco de sal uniformemente e, em seguida, use um pedaço de papel manteiga para cobri-lo e, com cuidado, vire o queijo. Retire a gaze e polvilhe sal deste lado também. Cubra-o e coloque-o de volta na área fria. Nota: a quantidade de sal usada para polvilhar é cerca de 1/4 colher de chá, mas não se preocupe se for um pouco mais ou menos.

Dia 5-10: use um pedaço de papel vegetal seco para virá-lo todos os dias. Você deve ver alguns sinais de mofo branco por volta do 6º ou 7º dia. Durante esse período, o queijo transpira, então certifique-se de secar a capa antes de cobri-la todas as vezes. Nota: Eu limpo o papel com uma toalha limpa após cada uso, seco. Eu reutilizo o mesmo papel até ficar muito sujo para reusar. Se você esquecer de virar e deixar o queijo repousar no papel por mais de um dia, o papel grudará no queijo e será difícil removê-lo sem danificar algum molde. O mofo é essencial para proteger o crescimento de mofo dentro do queijo. Portanto, certifique-se de virar e trocar o papel todos os dias.

Dia 11 ou mais: o queijo agora deve ser coberto com mofo branco e mais firme. Também é mais fácil inverter. Substitua o papel por uma esteira de bambu ou grade não metálica. A esteira de bambu ajuda a ventilar melhor o queijo. Ainda assim, vire todos os dias, mas neste ponto está tudo bem se você se esquecer de virar em alguns dias.

Dia 16 ou mais: o queijo agora está coberto com um molde espesso e é hora de envelhecimento lento. Transfira o queijo para um pedaço de papel manteiga e embrulhe. Coloque-o em um recipiente respirável e mantenha-o na geladeira para envelhecer por mais 2 a 3 semanas. Não há necessidade de virar mais o queijo neste ponto.

Após cerca de 2 semanas de envelhecimento na geladeira, ele deve estar pronto para comer. O queijo agora deverá estar seco e firme.

Deixe a sua pitada: