focaccia

Nunca tinha feito uma focaccia. Não que me lembre. Um dia decidi fazer e peguei essa receita da revista Bon Appétit. Tenho um hábito horrível de ler apenas a lista de ingredients e dar uma passada de olhos nas intruções. Me danei com essa receita quando vi que teria que esperar muitas horas [8!!] da primeira pra segunda fermentação. Então comecei esse pão num dia e terminei no outro. Mas valeu à pena, ficou uma gostosura total! A adição do alecrim e dos tomatinhos foi por minha conta.

6 e 1/4 de xícaras de farinha de trigo
2 e 1/4 colher de chá ferment de pão [levedura seca ativa—a partir de um pacote de 7gr]
1 pitada de açúcar
2 colheres de sopa de sal
5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem, dividido, e mais extra para untar a forma e depois regar
Sal marinho em flocos [Maldon]

Combine a farinha e 2 e 1/2 xícaras de água em temperatura ambiente na tigela de um batedeira equipada com o gancho de massa. Misture em velocidade baixa, raspando os lados com uma espátula conforme necessário para incorporar qualquer farinha seca, até formar uma massa desgrenhada. Retire o gancho e cubra a vasilha com plástico. Deixe- descansar enquanto prepara o fermento [você pode deixar a massa nesse estado até 2 horas].

Misture o fermento, o açúcar e 1/2 xícara de água morna com um garfo em uma tigela pequena para dissolver. Deixe descansar até que o fermento fique espumoso, cerca de 5 minutos.

Despeje a mistura de levedura na tigela da batedeira e misture em velocidade baixa até que a massa absorva toda a água adicional, por cerca de 1 minuto . Adicione o sal e continue a misturar, aumentando a velocidade para médio, até que a massa fique extremamente elástica e pegajosa [pode grudará nas laterais da tigela), cerca de 5 minutos.

Despeje 3 colheres de sopa. óleo em uma tigela grande (de preferência de vidro) e espalhe para cobrir os lados. Remova a da tiigela da batedeira massa com uma espátula grande. Coloque na tigela de vidro untada com azeite e cubra com um pano. Coloque em um local fechado e quentinho até que a massa dobre de volume, de 1 a 2 horas.

Espalhe 2 colheres de sopa de azeite sobre uma assadeira rasa e grande, dobre a massa dentro da tigela por duas vezes para esvaziar o ar e então rcoloque sobre a assadeira preparada. Usando as mãos lubrificadas com azeite, levante massa e dobre-a ao meio, em seguida, girar a assadeira em 90° e dobre a massa ao meio novamente.Cubra a massa com um pedaço de plástico e deixe descansar 10 minutos para deixar o glúten relaxar.

Com as mãos lubrificadas, estique delicadamente a massa puxando ao longo do comprimento e largura da assadeira em uma camada uniforme. Cubra novamente com o mesmo pedaço de plástico e deixe descansar por pelo menos 8 horas e até 24 horas dentro da geladeira.

Remova a assadeira da geladeira e deixe descansar em um local aquecido até que a massa fique crescida e borbulhante e quase dobre em altura, por 45 a 65 minutos . Enquanto isso, coloque a grade no centro do forno e pré-aqueça a 450°F/232°C.

Retire o plástico e regue a massa com mais azeite. Lubrifique as mãos novamente e pressione as pontas dos dedos firmemente na massa, fazendo buracos. Coloque um tomatinho em cada buraco, salpique com folhas de alecrim fresco e sale m flocos [Maldon ou sal grosso].

Asse a focaccia por 25 e 35 minutos até que a superfície fique dourada. Deixe esfriar na forma por 10 minutos. Deslize uma espátula de metal fina por baixo da focaccia para soltar da forma e transfira para uma grade. Deixe esfriar completamente antes de cortar e servir. Eu servi a minha na forma mesmo!

Um comentário em “focaccia”

Deixe a sua pitada: