bolo de chocolate [vegano]

Fiz esse bolo duas vezes, receita do blog Love & Lemons. Não fiz a cobertura de batata doce da receita, porque quis simplificar, então usei uma de azeite e laranja que sempre faço e sempre arrasa Péris in Chammas. Receitas de bolo de chocolate vegano abundam e são sempre fáceis de fazer. Essa não é exceção. Faz um bolo pequeno, o que é bom para a minha casa, onde não tem criança e nem comemos muitos doces. Fiz a primeira versão decorada com cascas de laranja cristalizadas que eu mesma fiz no inverno. A segunda versão, onde adicionei chocolate granulado e açúcar colorido por cima, fiz pro almoço de páscoa, ou da celebração da primavera como prefiro chamar essa festividade.

3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal marinho
1/4 colher de chá de canela
1 xícara de leite de amêndoa ou outro leite vegetal
3/4 xícara xarope de bordo [maple]
1/4 xícara de azeite extra-virgem
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 colher de chá de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno em 350°F/176°C e unte bem uma assadeira pequena. Em uma tigela grande misture as farinhas, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela. Numa outra tigela, adicione o leite de amêndoa, o xarope de bordo, o azeite, o vinagre de maçã e a baunilha. Junte os ingredientes líquidos aos secos e misture bem. Despeje a massa na assadeira preparada e asse por 25 a 30 minutos. Remova o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos. desenforme com cuidado e deixe esfriar completamente. Cubra com a cobertura, decore se quiser e sirva.

cobertura de chocolate
Raspas da casca de 1 laranja
1/4 de xícara de suco de laranja
100 gr de chocolate amargo [70 a 72%] picado
2 colheres de chá de azeite de oliva extra- virgem frutado
1/4 colher de chá de extrato de baunilha
1/8 colher de chá de sal fino

Combine as raspas, suco da laranja e chocolate em uma panela pequena. Cozinhe em fogo baixo até que o chocolate comece a derreter. Retire do fogo e mexa até que o chocolate esteja completamente derretido. Misture o azeite, a baunilha e o sal. Despeje numa tigela de vidro e deixe esfriar à temperatura ambiente durante 20 a 25 minutos. Misture algumas vezes com um batedor de arame antes de usar. Despeje sobre o bolo e alise com uma espátula.

Deixe a sua pitada: