tacos com carnitas de cogumelos

Eu assisto vídeos dessa moça vegana no youtube. Ela tem umas ideias muito boas e essa das carnitas foi a melhor que já experimentei. Fica muito gostoso, os cogumelos desfiados e meio picantes! Fiz tacos improvisados com o que tinha na geladeira [não muito, depois das festas de final de ano]. Dá pra criar com ingredientes diversos.

500 gr de cogumelos trompete
2 colheres de sopa de óleo vegetal [*uso sempre o de semente de uva]
1/2 cebola cortada em tiras
4 dentes de alho picados
1 pimenta jalapeño sem sementes e cortada em tiras
1 colher de sopa de orégano seco
2 colheres de chá de cominho em pó
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
suco de 1 laranja [cerca de 1/4 de xícara]
1 colher de sopa de aminos líquido ou molho de soja

na panela de pressão elétrica [instant pot]:
Desfie os cogumelos usando um garfo. Quanto mais comprido, melhor. Vai ficar com uma aparência similar a carne de frango cozida e desfiada. Reserve.

Refogue a cebola, o alho e a pimenta jalapeño no azeite na opção “refogar” da panela. Refogue até que as cebolas fiquem translúcidas e macias.Adicione os cogumelos, orégano, cominho, sal marinho e pimenta. Mexa bem. Adicione o suco de laranja e o aminos líquido ou molho de soja e mexa mais um pouco. Cancele o refogado, coloque a tampa no Instant Pot e coloque na opção de “pressão” por 5 minutos. Abra a panela quando a pressão baixar, tempere com mais sal se achar necessário. Remova os cogumelos da panela junto com o líquido acumulado e coloque em uma assadeira forrada com papel vegetal. Leve ao broiler [ou no forno alto, se não tiver broiler] por cerca de 15 minutos ou até que os cogumelos fiquem meio crocantes e dourados.

na panela comum:
Refogue tudo e ao invés da pressão, cozinhe por 30 minutos depois de acrescentar o suco de laranja e o aminos líquido. ou molho de soja. Coloque no forno por 15 minutos como nas instruções acima..

Esquente as tortillas no fogo ou numa frigideira e recheie como quiser. Eu usei o que tinha, cenoura ralada e folhas frescas de coentro. Mas vale tudo, repolho ralado, abacate, tomate, pepino, eteceterá, eteceterá.

2 comentários em “tacos com carnitas de cogumelos”

  1. Desculpa por perguntar algo que não tem a ver com o post. Mas kosher salt é o mesmo que sal grosso?

    R: Gabriel o kosher salt é um sal sem adição de iodo, é mais grosso que o processado, mas não tanto quanto o sal grosso.

  2. Fer, vim aqui lhe agradecer pelos links sobre Compaixão/Crueldade. Assisti à maioria (os que tem subtitles – I’m deaf). Vi Cowspiracy, What the Health, revi In Defence of Food. Faz duas semanas que comecei a mudar meus hábitos. Tenho assistido aos muitos vídeos da SweetPotatoSoul e anotado muitas idéias excelentes. Muito obrigada pelos links, pela inspiração e pelo empurrão que eu precisava.

    R: Marcia, que coisa boa! obrigada por me contar isso! 🙂

Deixe a sua pitada: