bolo siciliano de laranja

Eu ganhei muitas laranjas neste inverno. Eu sempre ganho, mas este ano a árvore do vizinho do meu chefe, que é imensa e muito prolífica, perdeu um galho durante uma das várias tempestades que tivemos aqui. Deste galho quebrado saiu uma quantidade absurda de laranjas [nem, posso imaginar o tamanho da árvore] que meu chefe dividiu generosamente comigo. Fiz algumas receitas com elas, além de devorá-las pura como sobremesa. Ainda tenho muitas.

Quis fazer um bolo de laranja usando a fruta inteira. Já fiz receitas assim e publiquei aqui, um com amêndoas que sempre refaço. Mas queria algo diferente e dei de cara com essa receita, uma adaptação de uma receita siciliana. Fiz como foi recomendado, pesando os ingredientes [pra quem não quiser pesar, tem a quantidade em xícaras entre parênteses]. A textura desse bolo é uma coisa incrível. Adaptei a manteiga e o iogurte pra versão vegana, porque não uso mais nenhum derivado do leite. Mas foi minha opção. Não deixe de fazer o glacê e espere ele esfriar totalmente antes de cortar. Eu fiz numa tarde e só cortei no dia seguinte. É um bolo, mas pode ser servido como sobremesa, pois fica simplesmente luxuoso!

para o bolo
3 ovos caipiras
250g [1 e 1/4 xícara] de açúcar
275g [1 e 3/4 ] de farinha de trigo
2 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
100g de manteiga amolecida [*usei a vegana]
110g [1/3 xícara] de iogurte grego [*usei o vegano de amêndoas]
1 laranja orgânica grande pesando cerca de 300g, lavada e cortada em pedaços [retire as sementes]

para a calda
Suco de uma laranja orgânica
100 gr [1/3 xícara] de açúcar

Preaqueça o forno a 350°F/176°C.Unte uma forma de fundo removível com manteiga ou óleo vegetal e forre com papel vegetal.Unte sobre o papel também. Reserve.

Em um processador de alimentos, coloque a laranja inteira e processe até que vire quase um purê. Reserve.

Coloque o açúcar e os ovos em uma tigela grande e bata com a batedeira até ficar bem leve e fofo.

Numa outra tigela peneire a farinha com o fermento. Acrescente a farinha à mistura dos ovos, um pouco de cada vez, alternando com a manteiga amolecida. Continue a misturar alternadamente até toda a farinha e manteiga ser incorporada. Adicione o iogurte. Por último adicione o purê de laranja e mexa bem com uma espátula. Despeje tudo na forma preparada e leve ao forno pré-aquecido.

Asse por 50-60 minutos. Cheque à partir dos 50, o meu levou 60 minutos pra assar totalmente. Remova do forno, deixe esfriar por cerca de 15 minutos e desenforme.

Enquanto o bolo esfria faça o glacê. Junte o açúcar e o suco de laranja e leve ao fogo, deixe cozinhar por alguns minutos até que o líquido tenha uma consistência de xarope. Com uma colher despeje o liquido sobre o bolo. Deixe esfriar completamente e então fatie e sirva.

7 comentários em “bolo siciliano de laranja”

  1. Fer, fiz o bolo de laranja, mas acho que errei uma coisa, eu a descasquei, era para deixar a casca de fora? Ficou muito bom, ainda mais com aquela caldinha, tive convidados e de sobremesa ofereci este bolo exatamente como ensinado, menos o caso da casca de fora, e fiz um sorvete na sorveteira com amoras do meu quintal. Todos apreciaram muito, eu até fiquei surpresa! Valeu muito a dica. Obrigada.

    R: oi Ani, não precisava tirar a casca da laranja, mas se você tirou e ficou bom, valeu! obrigada por me contar! 🙂

  2. Oi Fer! Aqui no Brasil (pelo menos onde moro), é muito difícil encontrar o iogurte grego sem sem adoçado. Tem sempre o com sabor ou o sem sabor, mas já adoçado. Quando aparecer iogurte grego nas receitas, posso substituir pelo comum (esse eu acho sem ser adoçado)?

    R: Pode sim Cristina. nesse bolo eu substitui por um iogurte vegano de amêndoa que tem a textura de iogurte comum. essa informacao de iogurte grego adoçado me chocou. por que fazem isso?? espero que você faça o bolo com o iogurte natural, vai ficar ótimo! 🙂

    1. Eu não sei! Tem a versão light, com menos gordura, mas sempre é adoçado, seja com açúcar ou com outro tipo de adoçante. Como disse, aqui onde moro só acho dessa forma (moro em Natal/RN) mas pode ser que em em outras cidades maiores, em outras regiões, tenha algum tipo sem ser adoçado. E obrigada pelo retorno! Vou usar o natural sem medo!

      R: depois me conta!

      1. Sim, aqui só tem o adoçado. Uma vez questionei alguém que tinha postado uma receita salgada com iogurte grego de uma certa marca como era para fazer, já que nunca tinha visto o tal iogurte sem ser adoçado (açúcar ou outro adoçante) e a pessoa me respondeu que era para usar o tal iogurte grego natural, sem sabor. Fui procurar e não encontrei um que fosse natural de verdade, sem ser adoçado…

        R: tô besta com essa informação… :-0

Deixe a sua pitada: