torta de maçã com calvados

Na antepenúltima semana do Farmers Market de Woodland apareceu uma fazenda vendendo maçãs e peras. Eles chegam tarde porque as maçãs e peras só começam a aparecer nesta época. Assim, recém-colhidas e na temporada, as maçãs são absolutamente maravilhosas. Comprei muitas e quis logo fazer uma torta. Mas queria que fosse uma torta simples. A rústica galette foi perfeita. Procurei por ideias, achei essa massa e o recheio me inspirei numa torta francesa que vi no livro de receitas Monet’s Palate Cookbook. Ficou exatamente como eu queria!

para a massa:
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de espelta ou farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de açúcar
1/4 colher de chá de sal kosher
1/2 xícara de manteiga fria cortada em pequenos cubos [*usei a manteiga vegana da Earth Balance, que tem em tabletes e é bem pratico]
1/4 xícara de água gelada
2 colheres de chá de vinagre de maçã

para o recheio:
4 maças granny smith
Suco de 1 limão
1/4 de xícara de açúcar demerara [cristal]
Calvados [brandy de maçã]

Misture as farinhas, o açúcar e o sal em uma tigela grande. Adicione a manteiga e use um cortador de massa ou duas facas para cortar a manteiga na farinha, até que os pedaços de manteiga que você tem na mistura sejam do tamanho de ervilhas. Eu faço colocando usando o processador de alimentos, pois acho mais prático. Adicione a água gelada e o vinagre. A massa tem que ficar nem muito molhada nem muito farinhenta. Adicione mais água se precisar. Pra mim não precisou. Faça uma bola, pressione num círculo, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Enquanto isso descasque as maçãs e corte em fatias. Tempere com o suco de limão para que elas não escureçam. Jogue uma dose de calvados [mais ou menos 1/3 de xícara] sobre as maçãs, adicione o açúcar e misture bem com as mãos. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 400°F/ 205°C. Remova a massa da geladeira e abra num círculo. Eu abri entre duas folhas de papel vegetal. Transfira a massa cuidadosamente para uma assadeira forrada com papel vegetal. Espalhe as maças no centro da massa e dobre as bordas do circulo para dentro, cobrindo parte das maças. Salpique com um pouco de açúcar demerara e leve ao forno.

Asse a galette por 40 a 50 minutos ou até que a crosta fique com um tom dourado. Remova do forno e deixe esfriar completamente antes de servir.

Um comentário em “torta de maçã com calvados”

Deixe a sua pitada: