brownie de chocolate & banana

Fui ao supermercado e comprei banana. Voltei no supermercado uns dias depois e esqueci que já tinha comprado banana e comprei mais banana. Quem nunca, né? Nem fiquei irritada comigo mesma, porque já tinha essa receita linda separada pra fazer. Nem sei como descrever o quanto que isso ficou bom, uma mistura de bolo e brownie, cheia de ingredientes bons e pouquíssimo doce, boa pra comer como sobremesa ou no café da manhã ou da tarde. Delicioso!

2 colheres de sopa de óleo de coco derretido, mais pra untar
2 xícaras de farinha de amêndoa
1 colher de chá de fermento em pó
1 e 1/2 colher de chá de sal kosher
1/3 xícara de cacau em pó sem açúcar
3/4 xícara de manteiga de amêndoa sem açúcar [*misturei de amêndoa e de amendoim porque não tinha o suficiente só da amêndoa. mas pode usar somente a de amendoim]
1/2 xícara de xarope de bordo [maple]
1 e 3/4 xícaras de banana amassada [cerca de 4 bananas]
1 banana inteira para decorar
1 pitada de sal em flocos
Nibs de cacau

Pré-aqueça o forno a 350°F/176°C. Forre uma forma redonda de fundo removível com papel manteiga e unte o fundo e as laterais com um pouco óleo de coco derretido. Em uma tigela média misture a farinha de amêndoa, o fermento, o sal kosher e o cacau em pó. Em uma batedeira ou à mão com um batedor misture bem a manteiga de amêndoas, o óleo de coco derretido, o xarope de bordo e a metade das bananas amassadas. Adicione cerca de um quarto dos ingredientes secos e misture bem. Adicione os ingredientes secos, metade de cada vez, misturando bem e adicionando a outra metade das bananas amassadas, sempre misturando bem. Coloque a massa na forma untada. Fatie a banana restante em três tiras no sentido do comprimento e decore no topo da massa [eu usei 2 bananas cortadas ao meio]. Delicadamente regue as fatias de banana com xarope de bordo [omiti essa parte] e polvilhe com uma pitada de sal. Eu adicionei um pouquinho de nibs de cacau. Leve ao forno e asse por 1 hora e 30 minutos. Remova do forno e deixe esfriar completamente antes de servir.

3 comentários em “brownie de chocolate & banana”

  1. Ah, quero fazer também! Tem algo que possa substituir o xarope de bordo? É muito caro aqui em SP e não tenho outros usos para ele (já fui olhar na sua página de substituições e não achei). Talvez um caramelo?

    R: Leticia, usa mel ou outro tipo de xarope. ou coloca açúcar mascavo diluído num pouquinho de água. espero que você faça!

    1. Oi Fer! Já tinha feito o brownie outro dia com farinha de amêndoas e açúcar mascavo diluído em água como substituto do xarope de bordo. Mas acho que porque usei bananas pratas não muito bem maduras, o brownie não ficou nada doce. Claro que comi assim mesmo, mas me prometi tentar de novo. Desta vez usei farinha de coco e mel misturado com um pouquinho de xarope de bordo (que ganhei de souvenir de viagem) e bananas nanicas beeem maduras! Deixei menos tempo no forno porque meu forno não tem uma temperatura muito confiável e fiquei com medo de queimar (deixei 1h15). Só não consegui fazer a parte do “deixe esfriar completamente antes de servir” rsssss. É uma delícia! Vou fazer mais vezes, com certeza. Muito obrigada pela receita! Bjs

      R: Leticia, adorei saber das suas adaptações! e tô feliz que você gostou do resultado. super beijo!

Deixe a sua pitada: