bolinho de berinjela — porpetas vegetarianas

Eu tinha umas berinjelas e queria fazer um almoço típico de domingo—macarronada com porpeta. Então usei as berinjelas pra fazer as porpetas vegetarianas, fiz o macarrão com o molho de tomate fresco e ficou tudo muito bom!

1 berinjela grande ou 2 médias cortadas em cubos
2 colheres de azeite
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 xícara de queijo cheddar ralado
2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
1 colher de chá de sal marinho
¼ colher de chá de pimenta do reino moída na hora
1 xícara de farinha de pão [usei panko]

Aqueça 1 colher de sopa de azeite de oliva em uma frigideira grande em fogo médio-alto, adicione a cebola e o sal e refogue por 5 minutos até a cebola ficar translúcida. Adicione o alho e refogue por mais um minuto, até o alho ficar perfumado. Junte os cubos de berinjela e refogue – mexendo de vez em quando – até eles ficarem dourados e macios, cerca de 10 a 12 minutos.

Transfira esse refogado para uma tigela grande e amasse com um mixer de mão [ou coloque no processador ou liquidificador]. Adicione o queijo, a salsinha , pimenta do reino e misture bem. Adicione farinha de pão aos poucos, misturando com as mãos até que atinja uma consistência firme. Transfira a mistura para a geladeira e deixe lá por 20 minutos. Retire a tigela da geladeira e com as mãos umedecidas forme os bolinhos. Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 200ºC. Coloque os bolinhos numa forma untada ou forrada com papel manteiga e leve ao forno até dourar. Pode virar os bolinhos pra dourar dos dois lados. Sirva com a macarronada, sobre o molho de tomate. Eu fiz meu macarrão em casa, o molho também—esse clássico da simplicidade, com cebola e manteiga. Muito queijo parmesão por cima e buon appetito!

4 comentários em “bolinho de berinjela — porpetas vegetarianas”

  1. Pode substituir o cheddar por outro queijo? Se sim, tem alguma sugestão?

    R: pode sim! Qualquer queijo que dê liga. o original era o pepper jack, mas pode ser o mussarela, o fresco, eu já refiz usando um queijo vegano também. dá certo sempre!

  2. Adoro berinjela uso muito, não conhecia esta receita, tem um aspeto delicioso.
    Vou levar.
    Bj

    R: aproveite Conceição! beijos

  3. Já anotei a receita que me pareceu boa, bem como a combinação do cardápio (macarrão e berinjela). Assim que melhorar do meu pé que fraturei há dois meses atrás, vou fazer e depois conto se acertei e se ficou saboroso.

    R: melhoras Ani!

Deixe a sua pitada: