bolo Victoria

No meu trabalho temos um jeito legal de celebrarmos aniversários. Fazemos um sorteio no inicio do ano, enchemos uma caixa com papéizinhos com o nome de todos que querem participar e o dia do aniversário de cada um. Cada um pega um nome e fica responsável por organizar a festa, trazer o bolo requisitado ou recomendado para o nome que pegar. Eu peguei meu chefe duas vezes e fiz uma bela moral trazendo meus bolinhos feitos em casa! Peguei outras colegas também e este ano peguei uma que é inglesa. Por causa da nacionalidade dela eu mesma sugeri fazer um Victoria Cake, o bolo favorito da rainha e uma tradição no país. Claro que ela concordou! Fui pesquisar receitas e até fiz uma pra testar antes, usando uma receita tradicional. Achei que o bolo ficou muito seco, então resolvi fazer um desses bolos comuns, de baunilha, feitos numa só vasilha [one-bowl cake]. Peguei essa receita no The Kitchn. Ficou muito bom e a aniversariante amou!

faz 2 bolos redondos
3 xícaras de farinha de trigo pra bolo*
[*coloque numa medida de 1 xícara, 2 colheres de sopa de amido de milho e complete com farinha de trigo]
1 e 3/4 xícaras de açúcar
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
3/4 colher de chá de sal
4 ovos caipiras grandes
3/4 de xícara de óleo de canola ou manteiga sem sal derretida e esfriada
1 xícara de leite
1 colher de sopa de extrato de baunilha

para o recheio
1 xícara de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
[não adoce o chantilly]
1 xícara de geléia de framboesa, comprada ou feita em casa
[*usei a geléia da marca Bonne Maman]
framboesas frescas para decorar

Aqueça o forno a 350°F/ 176°C e coloque a grade no meio do forno. Unte o fundo de 2 formas redondas com óleo e forre com papel vegetal. Reserve.

Misture os ingredientes secos com um batedor de arame, em seguida, adicione os ingredientes restantes. Bata bem com um batedor de arame ou na batedeira elétrica até ficar uma massa homogênea, Na batedeira, cerca de 1 minuto, à mão, por cerca de 3 minutos.

Divida a massa entre as 2 formas, leve ao forno pré-aquecido e deixe assar até dourar levemente, cerca de 25 a 30 minutos.Remova os bolos do forno, deixe esfriar sobre uma grade por 15 minutos. Desenforme e deixe esfriar completamente.

Monte o bolo, colocando uma camada generosa de chantilly por cima de um bolo, cubra com a geléia, coloque o outro bolo por cima, polvilhe com açúcar de confeiteiro, decore com as framboesas, corte e sirva as fatias, de preferência acompanhadas por chá.

2 comentários sobre “bolo Victoria”

  1. Fer! Que delicia de bolo hein! Sua amiga deve ter ficado muito feliz mesmo! E que ótima idéia essa ne? De sortear os aniversários e cada um fazer o bolo da vez. Beijos

    R: muito legal, né? 🙂

Deixe a sua pitada: