bolo de limão [com azeite]

olive oil lemon cake

Estava pagando minhas compras no supermercado quando vi uma receita maravilhosa no jornalzinho que eles distribuem semanalmente. A receita era para um bolo de limão feito com azeite [o azeite que estava em oferta!] com recheio duplo e cobertura, um negocio maravilhoso, mas meio trabalhoso. E ainda tinha que cortar o bolo no meio, coisa que eu temo! Resolvi simplificar e fazer um bolo sem camada. O recheio meio que virou cobertura, quer dizer, usei umas coisas, não usei outras, o resultado ficou muito festivo. Fiquei pensando no quão maravilhoso o bolo original iria ficar, mas a minha versão Maria Preguiça também não deixou nada a desejar.

3/4 xícara de azeite extra-virgem
5 ovos caipiras grandes em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar branco
1 limão grande espremido e a casca raspada
1 xícara de farinha de trigo para bolo* peneirada
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de creme de leite fresco
1/2 xícara de curd de limão
Morangos frescos para decorar [ou outra fruta]

*farinha de bolo—coloque 2 colheres de sopa de amido de milho numa xícara medidora e complete com farinha de trigo.

Pré-aqueça o forno a 350°F/176°C. Unte uma forma redonda grande com o azeite e forre com papel vegetal. Unte o papel também. Separe 4 claras das gemas. Na batedeira bata as 4 claras com 1/2 colher de chá de sal até ficar espumoso, em seguida vá adicionando 1/4 de xícara de açúcar aos poucos, batendo sem parar até ficar firme. Reserve. Numa outra vasilha bata 5 gemas de ovos e ½ xícara de açúcar até formar um creme pálido e grosso, por cerca de 5 minutos na velocidade alta. Reduza a velocidade para média e adicione o azeite e o suco e raspas da casca do limão, batendo até combinar. Em velocidade baixa adicione a farinha de bolo* e misture delicadamente apenas para incorporar. Coloque as claras em neve delicadamente na massa, aos poucos, mexendo delicadamente com uma espátula. Coloque a massa na forma untada, bata sobre um pano de prato para liberar bolhas de ar e leve ao forno.

Asse até dourar, por 30-40 minutos. Remova do forno, deixe esfriar por aproximadamente 10 minutos e inverta o bolo num prato grande ou travessa. Deixe esfriar completamente.

Bata 1/2 xícara de creme de leite fresco até formar um chantilly bem grosso. Não coloque açúcar. Espalhe o chantilly por cima do bolo com uma espátula. Por cima do chantilly coloque colheradas de curd de limão e incorpore com uma espátula no chantilly. Decore com morangos ou outra fruta que quiser e sirva!

olive oil lemon cake olive oil lemon cake

Deixe a sua pitada: