sopa de batata doce
[com cúrcuma e missô]

sweet potato soup

Fiz essa sopa no final de 2017, quando recebi muitas batatas doces na cesta orgânica. Achei que ficou bem gostosa, mas um pouco adocicada demais pro meu gosto. Mas admito que essa receita explora uma combinação de sabores bem interessante.

1 batata doce pequena
1 pedaço pequeno de alga marinha kombu
1 e 1/2 xícara de flocos de peixe [bonito flakes—*omiti]
1 lata de leite de coco
1/4 de xícara de missô branco
1 colher de sopa de cúrcuma fresco
ou 1 colher de chá de cúrcuma em pó [*usei em pó]
1 colher de sopa de suco de limão
Flocos de coco torrados, amendoins torrados e óleo de pimenta [chili oil, compre em lojas asiáticas], para servir

Pré-aqueça o forno a 450°F/232°C. Fure a batata diversas vezes com uma faca afiada e coloque em uma assadeira. Leve ao forno e esse por 35-45 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e remova a casca. Reserve.

Enquanto assa a batata coloque a alga kombu e 4 xícaras de água em uma panela grande e deixe descansar por 25-30 minutos. Ligue o fogo e deixe ferver. Desligue o fogo, remova as algas da água. Adicione flocos de bonito e misture bem [eu não tinha os flocos, deixei sem]. Volte a panela para o fogo baixo e cozinhe por de 5 minutos. Retire do fogo e deixe descansar por mais 15 minutos. Coe o caldo removendo todas as partes sólidas. Reserve.

Transfira o caldo para um liquidificador. Adicione a batata doce, leite de coco, o missô, e a cúrcuma. Bata até ficar um creme. Retorne a panela e aqueça em fogo baixo. Adicione o suco de limão, divida a sopa entre as tigelas, decore com flocos de coco e amendoins, e regue com óleo de pimenta. Sirva.

Deixe a sua pitada: