tomates recheados com quinoa & pesto de pistache

stuffed tomato

Fique de olho nas ofertas que a Amazon faz dos livros pra Kindle e ficará surpreso com a quantidade de livros excepcionais que poderá comprar por bagatelas de até $0.9! Tenho comprado muitos por $1.99, $2.99, um pouquinho menos, um pouquinho mais. Com esses preços dá pra arriscar comprar livros que normalmente não se compraria ou tentar algo novo ou de autores não tão conhecidos [pelo menos pra mim]. O The New Persian Kitchen da autora Louisa Shafia foi um desses livros que comprei porque estava uma bagatela. Fui surpreendida com as receitas maravilhosas e agora estou meio desesperada tentando organizar a lista imensa das que quero testar. Fiz essa com os tomates fora de série que estão chegando no Farmers Market de Woodland. Só mudei a maneira de cozinhá-los, grelhando na churrasqueira pois estava muito quente pra ligar o forno. Na foto eles estão prontos pra serem grelhados. Não consegui tirar foto dos tomates prontos porque uma série de infortúnios aconteceram—eu queimei a mão horrivelmente em dois lugares e o gás da churrasqueira acabou no meio do cozimento [e o Uriel estar tomando banho]. Isso somado à fome que eu estava sentindo, depois de ter acordado cedo e nadado por uma hora, não teve chance nenhuma de eu tirar foto quando os tomates finalmente ficaram prontos. Eles cozinharam muito bem na churrasqueira e soltaram a pele, que desceu como uma saia caindo [hahaha, isso mesmo], ficaram deliciosos!

4 tomates médios [tipo beefsteak]
1/3 xícara de pistache
4 cebolinhas inteiras picadas
1 xícara de salsinha picada
Casca ralada e suco de 1 limão [*usei o Tahiti]
Sal marinho a gosto
3 colheres de sopa de óleo de semente de uva ou outro óleo vegetal
3 dentes de alho picados
1 xícara de quinoa cozida
1/2 xícara de feijão branco cozido e escorrido
150 gr de queijo de cabra [*usei o feta]
Pimenta do reino moída na hora
Sumac para decorar e servir

Pré-aqueça o forno em 425ºF/218ºC. Corte uma tampa em cada tomate, com cuidado remova as sementes [guarde para fazer molho]. Coloque os tomates numa assadeira.

No processador de alimentos coloque os pistache, as cebolinhas, salsinha, as raspas da casca e o suco do limão e 1 colher de chá de sal. Pulse até formar uma farofa grossa.

Numa panela aqueça 2 colheres de sopa de óleo e junte o alho picado. Cozinhe por um minuto, então adicione a quinoa cozida e o feijão cozido e escoado. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por uns 10 minutos. Junte o pesto e cozinhe por maios uns 5 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino. Desligue o fogo e junte o queijo. Misture bem. Recheie os tomates com essa mistura. Regue com a restante 1 colher de sopa de óleo e leve ao forno por 25 minutos. Com cuidado transfira os tomates para uma travessa, decore com sumac e sirva.

stuffed tomato stuffed tomato

Deixe a sua pitada: