frango a Milanesa

chicken-milanese

Não sou uma pessoa que faz coisas empanadas e fritas, porque detesto a bagunça e a sujeira e tenho medo de tudo dar errado e ficar uma porcaria. Mas desde que comprei uma churrasqueira com uma boca de fogão do lado, tenho me aventurado nas frituras e em outras coisas que nunca fiz antes. Adoro bife a milanesa, que é comfort food pra mim. Só não me pergunte quando foi a última vez que comi isso, porque faz muito tempo. Mas com o fogão no quintal, um mundo de possibilidades se abriu pra mim. Quandoo vi esse video da revista Bon Appetit fiquei chocada com a facilidade da receita de frango a milanesa e decidi fazer. Não gosto muito de “bater” carne, mas faço com cuidado com os filés entre folhas de filme plástico. Como meus ovos caipiras são super valiosos e tenho a maior aflição de empanar carne com ovo [don’t ask!] resolvi substituir o ovo pela mostarda preparada [aquela amarela de por no cachorro-quente]. Deu certinho. Ficou tão gostoso, que resolvi fazer outra vez quando minha amiga ficou hospedada comigo. Porque ela não pode comer nada com glúten, nem laticínios, usei farinha glúten-free [usei uma muito boa do Bob’s Red Mill] e uns flocos de grão de bico, que fez a vez do panko. Omiti o queijo parmesão, mas pode acrescentar nutritional yeast se quiser. Eu preferi a versão original, com farinha, panko e queijo. Mas minha amiga curtiu muito a versão adaptada que fiz pra ela.

3/4 xícara de farinha de trigo
2 ovos caipiras grandes
[*omiti—usei 1/3 de xícara de mostarda preparada misturada com água]
1 e 1/2 xícaras de panko [ou farinha de pão]
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de mostarda em pó
Sal Kosher e pimenta do reino moída na hora
4 filés de peito de frango [batido bem fino]
8 colher de sopa de óleo vegetal

Coloque a farinha em um prato fundo. Bata ovos em uma outro prato fundo—se for usar a mostarda como eu fiz, misture com um pouco de água. Misture o panko, o parmesão e a mostarda em pó em outro prato fundo e tempere com sal e pimenta.

Tempere os filés de frango com sal e pimenta. Passe dos dois lados dos filés pela farinha, tirando o excesso. Transfira para tigela com ovo batido e vire dos dois lados. Passe então pela mistura panko, pressionando um pouco para a farofinha aderir dos dois lados. Coloque os filés sobre uma assadeira coberta com papel alumínio ou vegetal.

Aqueça 6 colheres de sopa óleo em uma frigideira grande. Frite os filés dois de cada vez, virando para dourar dos dois lados. Junte mais 2 colheres de sopa de óleo se precisar. Coloque sobre uma travessa forrada com papel absorvente. Sirva em seguida. Eu servi esse frango com um arroz integral refogado com favas e alho verde. Já tinha o arroz cozido, só juntei um refogado com os legumes.

Os filés podem ser empanados com até 3 meses de antecedência. Coloque entre pedaços de papel vegetal ou manteiga, coloque em sacos de congelar e leve ao congelador. Descongele antes de fritar.

One thought on “frango a Milanesa”

  1. eu adoro frango a milanesa mas detesto fritura tambem… achei genial a ideia de usar o fogaozinho da churrasqueira, que tambem tenho – palm to the forehead moment – como e’ que nunca pensei nisso? Acho que nunca nem liguei o dito, achei que seria uma chama meio fraquinha.

    outro dia fiz um frango parmigiana que usou buttermilk em vez de ovos para a empanada e depois foi ao forno em vez de fritar – ficou muito muito gostoso… mas acho que usando a chama da churrasqueira vou encarar a fritura tradicional

    R: Sally, a chama é alta. até o fogo baixo eu acho alto no burner da churrasqueira. aproveite! gostei da ideia do buttermilk também. tudo, menos ovos! 🙂

Deixe a sua pitada: