arroz quebra-galho picante
[ do Nigel Slater ]

arroz-quebra-galho

Outro dia conversando com amigos na hora do almoço falei que seria um desafio legal pegar um dos meus 566787853 mil livros, abrir em qualquer página e fazer a primeira receita que achar. Discutimos sobre o problema da disponibilidade dos ingredientes, das estações do ano, etc. Pensei que tenho um livro perfeito para isso, que é o EAT do Nigel Slater. Um livrinho compacto, cheio de ideias e variações, mais ou menos no estilo do How To Cook Everything do Mark Bittman, só que sintetizado. Andei então fazendo esse exercício, abrir o EAT e achar algo legal. Esse arroz foi um deles. Aquele tipo de refogadinho pra se fazer com sobras, muito comum em qualquer cozinha [quando contei pro meu amigo coreano, ele disse—ah, você fez um stir fry rice!]. Nesse eu fiz o arroz, como o autor indica, mas dá muito bem pra usar sobras. Não é um prato sofisticado, mas quebra muito bem o galho num improviso para um jantar depois de um dia corrido e atarefado.

Cozinhe 150 gr de feijão edamame em água fervente, escorra e reserve. Coloque 400 ml de caldo de legumes em uma panela, adicione 2 colheres de sopa de pasta de curry vermelho, e então 200 gr de arroz basmati branco. Deixe ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos, até o arroz absorver todo o líquido.

Derreter um pedacinho de manteiga em uma frigideira, adicione o arroz junto com uma cenoura grande ralada grosseiramente e os edamame cozidos. Mexa regularmente até que o arroz fique bem úmido, em seguida adicione 3 ovos caipiras ligeiramente batidos. Continue cozinhando e mexendo até que o ovo esteja cozido. Junte coentro fresco picado e sirva.

Deixe a sua pitada: