peixe poché no leite [com alho-poró & batata]

peixe no leite

Essa receita é muito fácil de fazer e eu gostei imensamente dessa ideia de fazer um peixe poché no leite. Fica uma refeição bem leve, as sobras [se houver] continuam boas no dia seguinte.

1 e 1/2 quilos de batatas pequenas
Sal Kosher
2 colheres de sopa de azeite
2 alhos-porós médios bem lavados e cortados longitudinalmente
4 raminhos de tomilho
2 dentes de alho esmagados
3 xícaras de leite integral
4 filés de bacalhau fresco
Pimenta do reino moída na hora a gosto

Coloque as batatas em uma panela, cubra com água fria, tempere com sal e leve ao fogo para ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhar por 15 – 20 minutos, até que as batatas estejam macias. Escorra, reservando 1/4 de xícara de líquido de cozimento. Retorne as batatas para a panela, adicionar 2 colheres de sopa do líquido de cozimento e 2 colheres de sopa de azeite e amasse levemente com um garfo. Tempere com sal. Mantenha as batatas aquecidas em fogo baixo até a hora de servir.

Combine o alho-poró, o tomilho, o alho e o leite em uma panela. Tempere generosamente com sal e leve ao fogo médio. Deixe levantar fervura e cozinhe até o alho-poró começar a amolecer, por uns 6-8 minutos. Coloque os filés de bacalhau delicadamente na mistura de leite e deixe cozinhar por uns 7 – 9 minutos.

Divida as batatas, o molho de leite e alho-poró e os filés de bacalhau entre 4 pratos. Regue com azeite, tempere com pimenta do reino e sirva imediatamente.

peixe no leite

Um comentário sobre “peixe poché no leite [com alho-poró & batata]”

Deixe a sua pitada: