bolo de chocolate & azeite
[com figos frescos e calda de chocolate]

chocolate-fig cake

Com a segunda leva de figos da estação inundando a minha cozinha, com frutas compradas ou ganhadas, precisei fazer algo com eles além de devorá-los ao natural. Quis fazer algo com chocolate e procurei incessantemente pela receita que me atraísse até que encontrei essa aqui, que me seduziu por causa da mistura de chocolate e pimenta do reino. Gostei também que faz apenas seis bolinhos, porque assim não fica sobra nenhuma. E não ficou mesmo.

para o bolo
1/3 xícara de azeite extra virgem
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de cacau em pó
1/4 colher de chá de sal
1/3 colher de chá bicarbonato de sódio
1/2 xícara de açúcar
1 ovo caipira grande, mais 1 gema de ovo
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de raspas raspas de limão
6 figos frescos, cortados ao meio
para a calda
115 gr de chocolate meio amargo picado
2 colheres de chá de mel
2 colheres de chá azeite de oliva extra virgem
Pitada grande de sal
1/2 colher de chá de pimenta do reino moída na hora

Pré-aqueça o forno a 350ºF/176ºC. Untar uma forma de 6 muffins com azeite e polvilhe com farinha de trigo. Misture bem o cacau em pó e 1/4 xícara de água quente em uma tigela pequena. Deixe esfriar um pouco. Combine a farinha de trigo, o sal e o bicarbonato de sódio em outra tigela.

Combine o açúcar, o ovo e a gema extra, a baunilha e as raspas de limão em uma batedeira misture em velocidade média-alta até formar um creme pálido e espesso, cerca de 1 minuto. Diminua a velocidade da batedeira e regue a massa com o azeite. Adicione a mistura de cacau e bata até ficar tudo bem incorporado. Reduza mais a velocidade da batedeira e adicione a mistura de farinha misturando até ficar tudo incorporado.

Divida a massa uniformemente entre as formas de muffin preparadas. Leve ao forno e asse por 10 minutos, então coloque uma metade de figo sobre cada bolinho e continue assando por mais 10 minutos. Remova do forno, deixe esfriar na forma por 20 minutos. Desenforme os bolinhos e deixe esfriar completamente sobre uma grade.

Coloque o chocolate, o mel, o azeite, sal e pimenta do reino em uma tigela e leve ao microondas, parando para mexer em intervalos de 30 segundos, até o chocolate derreter e formar um glacê. ais pimenta. Decore os bolinhos com esse creme e decore com o restante dos figos frescos.

chocolate-fig2   chocolate-fig2

2 comentários sobre “bolo de chocolate & azeite
[com figos frescos e calda de chocolate]”

Deixe a sua pitada: