salada clássica de laranja

orange-salad

No meio do verão apareceu uma caixa de laranjas na cozinha do meu trabalho. Colheita tardia de alguma árvore no quintal de alguém. Obviamente que eu enchi minha sacolinha e trouxe as laranjas pra casa. Elas estavam bem doces, comi a maioria so descascando e cortando em cubos. Com as últimas que sobraram fiz essa salada clássica, que acabei devorando sozinha [shiu, abafa!].

Remova as cascas da laranja. Eu corto as bases, depois removo as cascas laterais. Espremo o suco que fica nessas cascas, porque com essas delícias eu não desperdiço nada. Depois corte as laranjas descascadas em fatias, coloque numa travessa. Fatie um pouco de cebola roxa, bem fininho. Eu uso um mandoline. Coloque a cebola numa vasilha, encha com água fria e deixe descansar por uns minutos. Escorra bem e salpique por cima das laranjas. Adicione azeitonas pretas conservadas em óleo [o sabor é mais intenso]. Tempere com sal marinho e azeite de oliva, decore com folhinhas de tomilho fresco e sirva.

2 comentários sobre “salada clássica de laranja”

  1. Oi! Vim ver as novidades e tenho um pitaquinho aqui: para aproveitar ainda mais as maravilhas orgânicas, experimente fazer óleo saccarum (não sei se é exatamente assim que escreve). Na última vez que fiz, descasquei uns limões cravo bem maduros e coloquei em um vidro com uma xícara de chá de açúcar. No outro dia, o açúcar fica líquido, porque retira o óleo da casca. Aí eu usei o açúcar para fazer uns biscoitos tipo cookies e ainda inclui a própria casca ( mais pra bagaço nesta altura) bem picadinha. Ficou muito bom, imagino com essas maravilhas daí 🙂 Bjs

    R: nossa Leticia, adorei essa ideia e vou fazer! me aguarde! obrigada e beijo :-*

Deixe a sua pitada: