frango grelhado da Elvira

Elviraschicken

A Elvira sempre foi uma presença criativa e agregadora na blogosfera de culinária em português. O Bistrot da Elvira era uma referência e eu fiz muitas das receitas publicadas lá. Fiquei ainda mais fã e amiga, quando nos encontramos em Coimbra, num longo almoço muito divertido, cheio de conversas e comidas. Minha irmã estava lá e também ficou fã da Elvira e até hoje faz muitas das suas receitas, como a desse churrasco de frango português, que ela fez num domingo e me passou a receita. Ficou tão gostoso que fiz duas vezes. Só tive que substituir a piri-piri por outra pimenta, porque não achei a original. Usei uma pasta de aji panca peruana, que deve ser menos picante, mas no resto segui a risca. O alecrim fresco é imprescindível, portanto se for usar o frango em partes, como eu fiz, adquira com a pele.

serve de 6-8 pessoas
3 frangos pequenos abertos ao meio
[*usei dois peitos, 4 sobrecoxas]
2 malaguetas verdes
3 dentes de alho descascados
1 colher (sopa) de molho de piri-piri
[*usei a pasta de aji panca peruana, e coloquei mais]
1 mão cheia de sal grosso
vinagre (ou vinho branco)
azeite o quanto baste
Raminhos de alecrim fresco

Num pilão ou no processador amassar os dentes de alho juntamente com as malaguetas, o sal e o molho de piri-piri. Juntar um fio de vinagre e 1/2 xícara de azeite. Misturar.

Introduzir um raminho de alecrim debaixo da pele de cada frango. Massagear muito bem os frangos com o molho preparado. Deixar repousar num lugar fresco por 2 horas.

Escorrer os frangos e reservar a marinada. Preparar a churrasqueira. Aquecer uma grelha, que deve ficar mais ou menos a uma distância de 4 dedos do fogo..

Grelhar os frangos até ficarem no ponto. Pincelar com a marinada frequentemente para a carne não secar. Virar os frangos uma única vez, a meio da cozedura.

*Dica da Elvira: acompanhar com batata frita, salada mista e arroz branco.

3 comentários sobre “frango grelhado da Elvira”

  1. Só coisas boas: receita da Elvira e o franguinho assado da praxe que todos adoramos em Portugal. Há países onde quando não há tempo para cozinhar se vai buscar pizzas, comida oriental e toda uma série de outras gordurices. Cá em Portugal, vamos buscar um frango, é o nosso take away de eleição 😉
    Ficou lindo, Fer!
    Bj*

    R: que bacana, Susana! não sabia. um beijo! :-*

  2. Amigas: acompanhei Elvira diariamente por anos. Me ressenti quando noticiou que ia parar seu blog por um tempo. Podem me dizer o que passou? Agradeço de coração. Beth Müller

    R: também não sei, Beth, mas acho que ela adoeceu. parece estar bem agora, sempre muito linda!

  3. Puxa… agora fiquei com vontade de conhecer a Elvira, mas pelo jeito não será mais possível, justo agora que passei a morar perto dela…
    Ao menos o blog está ainda de pé. Muitas receitas maravilhosas como as suas…
    Obrigada.

    R: Lia, manda uma msg pra ela, o facebook dela está bem ativo––Elvira De Oliveira Mendes. beijos!

Deixe a sua pitada: