borscht frio
[do Jackson Pollock]

Pollock's borscht

Essa sopa fria de beterraba estava impressa num pequeno livro de receitas que veio com um liquidificador Waring, que Pollock e sua esposa Lee Krasner compraram no final da década de 40. Era uma das receitas favoritas deles. Eu fiz e levei na minha marmita pro almoço no trabalho. Quando mostrei toda animada pros meus amigos russo e tcheco, eles protestaram uníssonos de que essa receita não era do borscht autêntico. Segundo eles, o real deal levava mais ingredientes, como batata, e tinha que cozinhar por muitas horas eteceterá. Meu contra-argumento foi que essa era a versão do Jackson Pollock, um artista criativo. Autêntica ou não, era o de menos. O que importava é que essa sopa é facílima de fazer e fica linda e deliciosa! Encerramos o assunto. Hahahaha!

1/2 quilo de beterraba crua
1 xícara de caldo de carne ou legumes
1/2 xícara de sour cream
Suco e raspas da casca de 1 limão
1/2 colher de chá de sal
2 pitadas de pimenta do reino moída na hora
1/4 xícara de endro e ou cebolinha, finamente picada, para servir

Lave as beterrabas, coloque em uma panela e cubra com água fria levemente salgada. Leve ao fogo, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe até as beterrabas ficarem bem macio, cerca de 40 minutos dependendo do tamanho da beterraba. Deixe esfriar, coe o líquido e reserve. descasque e pique as beterrabas, coloque no liquidificador com 1 xícara do líquido do cozimento das beterraba, o caldo de carne ou legumes, o sour cream, o suco e as raspas do limão, e o sal e pimenta. Bata até ficar um creme. Leve para gelar. Sirva em cumbucas individuais, decorado com sour cream e cebolinha picada.

Um comentário sobre “borscht frio
[do Jackson Pollock]”

  1. Fer, estava em busca de uma dessas. Thereza ama beterrabas e Bento entra na onda da irmã só pra não ficar de fora!
    Vou te contar que meu sonho é saber seu menu de um mês todo, pra ver se eu visualizo a coisa e quem sabe consiga manter a linha, pq vivo derrapando no departamento refeições aqui em casa…
    Bjinjos mil
    R: Nina, que fofinhos os seus filhos! ❤︎ meu menu é bem desorganizado, ando sem energia pra fazer comida todos os dias e improviso muitas coisas, refaço trezentas vezes a mesma receita. nada inspirador, te garanto! beijao!

Deixe a sua pitada: