crumble de cereja
[com ruibarbo & hibisco]

crumble-cereja1.JPG

Senti um fluxo de excitação logo que vi essa receita, justamente no pico da temporada das cerejas. Faço muito chá com as folhas secas de hibisco. É uma delicia. Simplesmente coloco umas duas colheres de sopa das folhas numa jarra, encho com água e coloco na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte eu removo as folhas, espremo um limão, coloco o chá numa jarra com tampa e levo pro trabalho, onde beberico o dia todo. As flores de hibisco são tão perfumadas, fiquei super animada de poder usá-las numa receita. Saí na missão de comprar os ruibarbos e fiz o crumble, que servi num lanche de tarde de domingo.

para o recheio
6 xícaras de ruibarbo picado, dividido
20 ou mais cerejas sem caroço e cortadas ao meio
1 xícara de açúcar mascavo
2 ou 3 colheres de sopa de folhas de chá de hibisco

Numa panela de fundo grosso colocar 4 xícaras de ruibarbo picado, as cerejas, 1 xícara de açúcar mascavo e o hibisco. Misture bem, cubra a panela com uma tampa e cozinhe em fogo médio-baixo até que o ruibarbo comece a liberar líquido e se desfazer, por cerca de 10-12 minutos. Adicione as 2 xícaras restantes de ruibarbo picado, misture bem e retire do fogo. Reserve.

para a cobertura
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 farinha de trigo comum
1/2 xícaras de aveia em flocos
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de amêndoas fatiadas
1/2 colher de chá de canela em pó
6 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 400ºF/205ºC. Em uma tigela misture as farinhas de trigo, a aveia, o açúcar mascavo, as amêndoas, a canela e o sal. Com os dedos ou um cortador de massa junte a manteiga até obter uma mistura farofenta. Despeje o recheio de fruta em um refratário e em seguida coloque a cobertura uniformemente por cima. Leve ao forno e asse por 22 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e sirva, puro ou com uma bola de sorvete de creme.

crumble-cereja2.JPG crumble-cereja3.JPG

2 comentários em “crumble de cereja
[com ruibarbo & hibisco]”

  1. Fer ontem mesmo assim que eu te enviei a mensagem ja era bem tarde eu fui fazer como vc fez…p tomar hoje e este mesmo cha que eu havia comprado e achado horrivel qdo fiz na agua fervente (acho que errei na medida da colher) e fazendo como vc fez ficou otimooooooo!!!!!este cha que eu comprei tbem sao flores secas soltas mas ja embaladas organica, que bom que aprendi c vc eu queria muito tomar este cha muitooooo obrigadaaaaaa, neste verao quero fazer sempre…vc me ajudou muitoooo dando esta receitinha.
    obrigada bjs Wilma.
    R: Wilma, que bom que te ajudei. essa infusão fria é muito pratica. um beijo!

  2. Fer adoro visitar seu site, copie 1 ou outra receita (pq n sei cozinhar) mas adoro como vc escreve e descreve as situaçoes!!!!e suas receitas tbem!!!!e hoje vi a receita crumble de cereja e qdo vi vc usando o hibisco, eu sei o qto o hibisco e otimo p saude, e eu comprei o cha de hibisco organico de uma marca conceituada em NY e n sei no que errei mas fico horrível e n consegui tomar, eu nunca adoço os chas e vc diz que toma o dia todo, vc poderia me dizer que tipo de cha de hibisco vc compra, moro em NY e devo encontrar por aqui, eu gostaria muito de tomar o cha de hibisco!!!!desculpa ter sido extensa e ficarei grata se vc puder me ajudar, obrigada, abs Wilma.
    R: Wilma que bom que me escreveu! eu compro as flores secas de hibisco soltas, por pound, na seção das bulk food do supermercado da minha cidade. ai em NY deve ter em muitos lugares, tenta o Whole Foods ou lojas de produtos naturais. ou em mercados latinos. o hibisco é a jamaica mexicana, que eles fazem aquele chá que vende sempre junto com a horchata. espero ter ajudado. beijo!

Deixe a sua pitada: